Ir direto para menu de acessibilidade.

Intercâmbio cultural: conferência realizada na UFLA priorizou temática de estudos africanos e latinos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 04 Junho 2018 16:27 | Última Atualização: Quinta, 16 Agosto 2018 14:33 | Acessos: 272
Apresentação do professor da Unifal Italo Oscar Riccardi León.

De 28/5 a 30/5 ocorreu na Universidade Federal de Lavras (UFLA) a I Conferência sobre Estudos Africanos e Latinos. Considerando a alta presença de estudantes estrangeiros na UFLA vindos principalmente de países da África e da América Latina, o evento buscou fortalecer o intercâmbio e o debate de saberes e estudos próprios das diferentes culturas que atualmente interagem no ambiente acadêmico da Universidade.

Marcaram presença cerca de noventa participantes, entre estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA e membros de outras instituições de ensino superior do País. Na cerimônia de abertura, o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior, enfatizou que a promoção das discussões sobre os estudos africanos e latinos vai ao encontro da própria identidade brasileira, constituída também a partir desses povos.

A professora do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) Tânia Romero, responsável pela organização da Conferência, explica que a programação buscou promover um olhar sobre a própria identidade brasileira, já que ela está em relação direta com os estudos latinos e africanos. “É uma iniciativa que mostra aos estrangeiros dessas regiões do mundo o quanto eles são importantes para nós; e o quanto, na verdade, são parte de nós. Com os temas discutidos, saímos do etnocentrismo europeu que costuma predominar na academia e fazemos ecoar as vozes do Sul, valorizando-as. Essa valorização é hoje uma tendência.”

De acordo com Tânia, o evento foi bem avaliado pelos participantes. “Muitos já perguntam quando será a próxima edição. Como é a primeira vez em que o tema foi tratado, existe ainda uma grande demanda: os assuntos não se esgotarão facilmente. Há muito ainda o que se discutir nessa perspectiva”.

O evento teve a organização conjunta da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e dos Departamentos de Estudos da Linguagem (DEL) e de Educação (DED).

Na programação

A I Conferência sobre Estudos Africanos e Latinos teve em sua programação apresentações culturais, mesas redondas abordando estudos africanos e estudos latinos, além de sessões de apresentação de trabalhos científicos. Acesse o site do evento e saiba mais.

Veja mais algumas imagens registradas pelos organizadores:

[ngg_images source="galleries" container_ids="976" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="1" thumbnail_width="100" thumbnail_height="75" thumbnail_crop="1" images_per_page="25" number_of_columns="5" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show as slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.