Professor do Departamento de Zootecnia ministra palestra nos EUA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 06 Agosto 2018 13:03 | Última Atualização: Segunda, 06 Agosto 2018 13:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

O professor Mateus Pies Gionbelli, do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), ministrou, no dia 13 de julho, a palestra intitulada “Applying Fetal Programming Concepts to Livestock Production”, no Departamento de Animal Science da Washington State University (WSU), nos EUA.

Mateus esteve na WSU a convite do professor Min Du, endowed chair da School of Molecular Biosciences, líder mundial em pesquisas sobre programação do desenvolvimento fetal em animais. Os professores Mateus e Min Du mantém colaboração em pesquisas que são realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Nutrição Gestacional e Programação Fetal, registrado no DGP/CNPq, e liderado pelos professores Mateus (UFLA) e Marcio Duarte da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Na ocasião, o professor Mateus apresentou o cenário atual das pesquisas realizadas pelo grupo no Brasil, assim como as principais hipóteses de estudo e os resultados já observados. Ele também visitou o laboratório de Nutrigenomics and Growth Biology, liderado pelo professor Min Du. Os dois também tiveram uma reunião com o grupo para discutir ideias, hipóteses e possibilidades futuras de colaboração.

Na mesma viagem ao exterior, o professor Mateus apresentou, no dia 10 de julho, o trabalho “Protein supplementation in late gestation affects maternal skeletal muscle gene expression and plasma circulating amino acids” durante a reunião anual das sociedades Norte Americana e Canadense de Ciência Animal (2018 ASAS/CSAS Annual Meeting), na cidade de Vancouver, BC, Canadá.