Professora é eleita para diretoria de uma das maiores sociedades científicas do mundo
A professora do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (DAG/UFLA) Patrícia Duarte de Oliveira Paiva foi eleita para compor a diretoria da International Society for Horticultural Science (ISHS), considerada uma das maiores sociedades científicas do mundo. A eleição ocorreu durante reunião do Conselho da ISHS, realizada em Istanbul, na Turquia. A professora passa a integrar o grupo de dez diretores, como representante da América do Sul.
A ISHS possui quase 7 mil associados, de mais de 100 países. De acordo com a professora Patrícia, a Sociedade é a maior fonte de informação mundial de pesquisas em horticultura, além de promover a interação entre meio científico e iniciativa privada, em uma escala global. Para alcançar essa posição, impulsiona a interação e a cooperação entre seus associados, pela realização e participação em eventos e por meio de publicações científicas.
Patrícia foi a responsável pela organização de um desses eventos científicos - em Cairns, na Austrália, em 2016. Além disso, a UFLA sediou, sob coordenação do professor Renato Paiva, o Simpósio Internacional de Produção e Estabelecimento de Plantas Micropropagadas em 2017, evento também promovido pela ISHS.
Um pouco mais sobre a ISHS
A Sociedade é também responsável pela publicação de revistas científicas de relevo como a Acta Horticulturae, European Journal of Horticultural Science (eJHS) e Fruits, além de uma comunicação regular - a Chronica Horticulturae.
A organização administrativa da ISHS é composta pela diretoria e pelo conselho. Do conselho fazem parte o Comitê Executivo, que é responsável por coordenar as atividades (eventos) científicos, e os representantes das sociedades científicas de todos os países do mundo.
Como presidente da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO), Patrícia fez parte desse conselho no período de 2013-2018. Ainda do Brasil, participam os presidentes da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e da Associação Brasileira de Horticultura (ABH).
A cada quatro anos nova diretoria da ISHS é eleita, de forma a ser constituída por representantes de todas as regiões do globo.