Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA NA MÍDIA

Trabalho com frutíferas de professor da UFLA é destaque no jornal moçambicano Entre Campos

Escrito por DCOM | Publicado: Quarta, 12 Setembro 2018 10:38 | Última Atualização: Quinta, 13 Setembro 2018 16:04 | Acessos: 174
Gentileza solicitar descrição da imagem

Ao participar de um evento do Fundo Nacional de Investigação (FNI) do Moçambique, o pró-reitor de Pós-Graduação da UFLA e professor do Departamento de Agricultura (DAG), Rafael Pio, apresentou soluções para produção de frutas de clima subtropicais num clima temperado. Sua intervenção no evento ganhou destaque no jornal moçambicano “Entre Campos”, publicado em 11/9.

O seminário internacional de investigação científica teve como lema “Por uma Investigação Científica para o Desenvolvimento das Sociedades e Comunidades”. O evento contou  ainda com a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia de Moçambique, Jorge Nhambiu, o representante do Banco Mundial, Mark Lundell, além de representantes de Maputo e da diretoria executiva do FNI.

Durante a sua intervenção, Pio falou do trabalho desenvolvido pelo pesquisador da UFLA Alfredo Scheid Lopes na década de 70, que possibilitou a correção do solo do cerrado para o plantio de diferentes culturas.  A produção de frutas no clima tropical, segundo o professor, foi possível por meio da cultura frutífera adequada para o clima temperado. “O trabalho de pesquisa feito durante décadas tem importante impacto econômico do Brasil, pois permite a colheita de frutas de forma antecipada em comparação com as regiões mais frias, como é o caso de maçãs, pêssegos, figos e outros”, disse.

De acordo com a sua experiência em fruticultura, o professor disse que Moçambique tem maior possibilidade de produzir principalmente os pêssegos, cultivando-os em climas temperados, típicos de Moçambique. Segundo ele, no Brasil, há mais de 65 anos o melhoramento genético de plantas vem possibilitando mais de 30 culturas de pessegueiros nas regiões subtropicais, de diversas cores e sabores para o clima tropical e subtropical.

Ana Carolina Rocha, estagiária Dcom/UFLA

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.