Intercâmbio

PRPG realiza reunião com estudantes de Moçambique

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 14 Setembro 2018 10:38 | Última Atualização: Sexta, 14 Setembro 2018 10:38
PRPG e estudantes de Moçambique

A Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou na quarta-feira (12/9) um encontro com estudantes de mestrado e doutorado oriundos de Moçambique para discutir a ampliação de oportunidades para que moçambicanos possam estudar na Instituição. Em 2018, a UFLA conta com 24 pós-graduandos ativos do país.

O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, explicou que a Universidade tem trabalhado em um acordo junto ao Fundo Nacional de Investigação (FNI) de Moçambique para desenvolver programas de pós-graduação com a participação de professores da UFLA, além de aumentar a vinda de estudantes ao Brasil. “Nosso objetivo é desenvolver esse acordo bi-lateral, e que nossos docentes possam colaborar ativamente na oferta de disciplinas a distância ou com cursos condensados no Moçambique, de até 15 dias”, reforçou o pró-reitor.

De acordo com Rafael Pio, a PRPG fará, também, um levantamento junto aos coordenadores dos processos seletivos das bolsas que podem ser disponibilizadas a estudantes moçambicanos para o ano de 2019, ampliando o número de pesquisadores do país na Instituição. “Vamos também centralizar as emissões de cartas de indicação na PRPG e na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), facilitando os procedimentos para que o governo de Moçambique possa realizar a concessão das bolsas. Queremos que os estudantes estrangeiros que aqui estudam sejam nossos porta-vozes em todo o mundo”, concluiu.