Ir direto para menu de acessibilidade.
INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS

InovaCafé recebeu cafeicultores de nove países da América Latina

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 19 Setembro 2018 13:06 | Última Atualização: Quarta, 19 Setembro 2018 13:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

Técnicos agrícolas de nove países da América Latina realizaram visita, nos dias 11/9 e 12/9, às dependências da Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os visitantes, vindos de países como Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Nicarágua e Peru, são membros de 15 cooperativas de pequenos produtores de cafés de regiões de montanha. A vinda fez parte de circuito promovido pela Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo (Clac) e envolveu somente produtores com certificação Fairtrade (Comércio Justo).  

Ao longo de dois dias, os técnicos – acompanhados do coordenador de Produção e Mercado de Café da Clac/Fairtrade, João Carlos Schmölz de Mattos, e da gestora de Fortalecimento e Desenvolvimento da Clac no Brasil, Paola Silva Figueiredo – tiveram acesso a informações, tecnologias e inovações sobre toda a cadeia produtiva do café e, principalmente, ligadas à mão de obra e à mecanização.  Segundo relatos, a falta de mão de obra para a cafeicultura é um dos principais problemas enfrentados por grande parte dos países produtores.A visita foi motivada pelo reconhecimento da UFLA, nacional e internacionalmente, como geradora de conhecimentos na área, fruto do trabalho de 140 pesquisadores.  

No primeiro dia, a comitiva foi recepcionada pelo coordenador da InovaCafé, Luiz Gonzaga de Castro Júnior, pelo chefe do Departamento de Agricultura (DAG), Rubens José Guimarães, pela pós-doutoranda Dalyse Toledo Castanheira e pelo pesquisador do Centro de Inteligência em Mercados (CIM) e coordenador do projeto Campo Futuro na UFLA, Heitor Parreiras.   Após as boas-vindas, foi realizada prova de xícaras com cafés de experimento de fermentação, atividade coordenada pelo professor do DAG Virgílio Anastácio Silva, além de passeio por toda a estrutura do complexo InovaCafé. Na sequência, houve apresentação de Guimarães sobre o manejo da lavoura cafeeira. As atividades tiveram continuidade com visita à vitrine de cultivares do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT do Café), acompanhada do coordenador do órgão, professor Mário Lúcio Vilela de Resende.  

No período da tarde, os produtores assistiram à palestra “Custos de produção e características produtivas da cafeicultura de montanha no Brasil”, proferida por Heitor Parreiras, além de visitarem os experimentos “Otimização de Água na Cafeicultura” e “Plantas de Cobertura”, ambos realizados pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf/UFLA). Já o segundo dia foi dedicado às palestras “Colheita, Pós-Colheita e Qualidade”, comandada por Virgílio Anastácio, e “Colheita Seletiva e Mecanização”, conduzida pelo professor do Departamento de Engenharia (DEG), Fábio Moreira.  

Ascom InovaCafé    

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção