PROGRAMA MARCA

UFLA sedia I Encontro Internacional de Coordenadores Acadêmicos de Medicina Veterinária

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 20 Setembro 2018 10:08 | Última Atualização: Segunda, 24 Setembro 2018 12:52
Reitor da UFLA discursa para os participantes do encontro
O reitor da UFLA enalteceu a iniciativa do curso de Medicina Veterinária

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sedia, até sexta-feira (21/9), o I Encontro Internacional de Coordenadores Acadêmicos de Medicina Veterinária, no marco do projeto "Mobilidade Acadêmica de Graduação para melhoria da formação de estudantes e docentes de Medicina Veterinária", que integra o Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca) do sistema ARCU-SUL. A abertura do evento foi realizada no Salão de Conselhos da Reitoria nesta quarta-feira (19/9).

Na solenidade, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, enalteceu a iniciativa do curso de Medicina Veterinária. "Que esse exemplo possa ser estendido para outras áreas, no Brasil e nos demais países participantes. Precisamos ampliar as relações acadêmicas na América do Sul". Essa ampliação, na visão do reitor, deve ir além da mobilidade. "Possuímos muitas características comuns, como a importância da área agrícola e a dificuldade de gerar tecnologia pós-commodities. Podemos cooperar em termos de pesquisa e pós-graduação, por exemplo."

A atuação da UFLA em termos de sustentabilidade, considerada uma referência na América Latina, foi apontada pelo representante da Secretaria de Educação Superior do MEC, Marcos Vinicius Coelho, como estratégica para a ampliação dessas relações internacionais. "A sustentabilidade é um eixo norteador importante do programa Marca. Convidamos a UFLA a se somar às iniciativas de internacionalização desenvolvidas na área."

A recepção aos participantes do encontro também contou com pronunciamentos do diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antonio Chalfun Jr.; da coordenadora acadêmica do curso de Medicina Veterinária da UFLA, professora Suely de Fátima Costa, e da coordenadora acadêmica de Mobilidade Internacional da faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade Nacional do Litoral (Argentina), a médica veterinária Indiana Diez Rodrigues.

O I Encontro Internacional de Coordenadores Acadêmicos de Medicina Veterinária está sendo promovido por uma rede formada por coordenadores das universidades de Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia e Uruguai. A programação do evento inclui, dentre outras atividades, reuniões para a avaliação de aspectos dos cursos do e do programa de internacionalização, cujo objetivo é fortalecer a mobilidade acadêmica no âmbito do Mercosul.

Programa Marca

logo marca arcusul

O Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca) foi desenvolvido e implementado pelo setor educacional dos países integrantes do Mercosul. Duas prioridades o norteiam: a melhoria da qualidade acadêmica, por meio de sistemas de avaliação e acreditação, e a mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países.

Participam do programa os cursos de graduação que aderem ao sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (ARCU-SUL), cuja finalidade é avaliar e acreditar os cursos universitários dos países membros e associados do Mercosul, atestando seus níveis acadêmico e científico. O bacharelado em Medicina Veterinária da UFLA foi acreditado em novembro de 2014.