Compost Barn

UFLA recebe visita de referência mundial em criação de vacas leiteiras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 23 Novembro 2018 13:09 | Última Atualização: Sexta, 23 Novembro 2018 18:17
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, nessa quarta-feira (21/11), a visita do professor italiano Matteo Barbari da Università degli Studi di Firenze, referência mundial em instalações Compost Barn para criação de vacas leiteiras. O professor permanece na UFLA até hoje (23/11) com o intutito de firmar parcerias para que estudantes de graduação, pós-graduação e professores das duas instituições de ensino possam ter mobilidade acadêmica, além da troca de informações de pesquisa, publicação de artigos científicos, participação em projetos de pesquisa (Europa e Brasil), entre diversos outros temas pertinentes.

Na manhã dessa quinta-feira (22/11), o professor Matteo ministrou uma palestra, no Anfiteatro Professor Dr. Adimilson Bosco Chitarra, no Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), sobre o Sistema Compost Barn na Europa. Estiveram presentes estudantes e professores dos cursos de graduação em Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária, Zootecnia e produtores de leite da região de Lavras.

No evento, o professor explicou o método utilizado, que consiste em estudar a medição de gases causadores do efeito estufa em instalações de animais, além de criar metodologias na medição das emissões e verificar quais as alternativas para reduzir a emissão dos gases nessas instalações. A partir da parceria firmada entre as instituições, a UFLA ficará encarregada de desenvolver sensores de baixo custo para medir principalmente gases como o metano e a amônia, muito presentes nessas instalações, segundo o professor Flávio Alves Damasceno, do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA) e um dos organizadores da vinda do professor Matteo. Também estão envolvidos no projeto os professores Gabriel Ferraz (DEG) Patrícia Ferraz (DEG) e Marcos Aurélio Lopes (DMV-Medicina Veterinária).

Visitando o Brasil pela vigésima vez e a UFLA pela primeira, o professor italiano ficou encantando com a estrutura da Instituição. “Eu visitei um pouco do câmpus ontem, pois ele é enorme e impressionante! Eu gostei muito dos lugares que fui, como a Veterinária, Engenharia e Zootecnia. É um câmpus muito bonito”, afirma.

Sobre o Compost Barn

De acordo com o professor Matteo, o Compost é relativamente uma solução nova, que ajuda aos animais terem maior bem-estar, além de auxiliar na redução da emissão dos gases do efeito estufa. O método surgiu nos últimos 10 anos. O professor Matteo está desenvolvendo um sistema de composto na Europa e tentando visitar universidades em outros países para estudar sobre o assunto e reunir mais informações a respeito dessa área, particularmente na UFLA. Matteo, que já publicou mais de 250 artigos científicos, garante que a UFLA também é referência nesse estudo.

Alberto Moura, bolsista UFLA/Fapemig