Física

Artigo do Departamento de Física é destaque em revista científica internacional

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Sexta, 30 Novembro 2018 11:17 | Última Atualização: Quarta, 22 Setembro 2021 15:47

Estudo mostra como as informações codificadas do ambiente podem melhorar a qualidade da vida em sociedade.

trecho da revista artigo da física

O artigo Cities, from Information to Interaction (Cidades, da informação à interação), do Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras (DFI/ UFLA), foi o destaque deste mês da revista científica Entropia. O estudo analisou como as pessoas adquirem informações dentro das cidades, e como se estabelece essa produção de informação. Conforme explica o professor Fabiano Lemes Ribeiro (DFI), um dos autores da pesquisa: “toda ação que as pessoas fazem dentro da cidade gera informação e influencia as decisões delas, como por exemplo, quando visualizam um letreiro durante uma caminhada, isso pode impactar em seu trajeto e em suas decisões de compra”.

O estudo é realizado pelo grupo de pesquisa “Cidade e Informação”, composto por físicos, cientistas da complexidade e urbanistas do Brasil e do exterior. Segundo os autores, a idéia de informação atualmente é vista como algo que atravessa a realidade e constitui sistemas físicos, biológicos e sociais. “Ela está codificada no próprio ambiente em que vivemos, constitui a matéria, as coisas à nossa volta, nossa comunicação e até nosso DNA”, diz o professor Vinicius M. Netto da Universidade Federal Fluminense. Através de técnicas matemáticas e computacionais, relacionando teorias como a da informação, dos sistemas sociais conectados, teoria social, ciência cognitiva e estudos urbanos, o artigo buscou explicar como as pessoas se relacionam com a informação nas cidades. “Procuramos entender como esta informação é codificada no ambiente, propondo maneiras de lê-la, saber como ela pode ser usada para navegar em uma cidade, ou até construir uma”, completa Vinicius.

Conforme os pesquisadores, ainda não é possível entender completamente como a informação toma a forma de cidades, e como a mente a usa para aprender sobre o mundo, tomar decisões diárias e participar do complexo sistema de interações que criamos quando vivemos juntos. Porém os resultados do artigo já mostraram que é possível identificar a influência do ambiente urbano na forma como as pessoas coordenam suas ações, um achado que pode levar a sugerir estratégias a gestores das cidades para melhorar qualidade de vida das pessoas.

Os autores destacam ainda que o empenho da UFLA foi fundamental para a publicação deste artigo.

O artigo pode ser conferido no site da revista

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.