PARCERIA

Professores da Texas Tech University e do Indian Institute of Technology visitam a UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 28 Março 2019 09:54 | Última Atualização: Sexta, 29 Março 2019 11:39
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Departamento de Ciência do Solo (DCS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita dos professores David C. Weindorf (Texas Tech University) e Somsubhra Chakraborty (Indian Institute of Technology), entre os dias 22 e 26 de março, com o objetivo de contribuir em ações de internacionalização da UFLA e fortalecer a parceria com essas instituições.

Desde 2016 que o professor Weindorf mantém contato com o DCS, em especial com os professores Bruno Teixeira Ribeiro, Nilton Curi, Sérgio Henrique Godinho Silva, Luiz Roberto Guimarães Guilherme e Michele Duarte de Menezes na caracterização de solos tropicais utilizando sensores proximais. Nessa visita, o professor Weindorf trouxe equipamentos portáteis (pXRF e VIS-NIR) para realizar a caracterização de amostras de solos de projetos já em andamento na UFLA. O prof. Weindorf trouxe equipamentos portáteis (pXRF e VIS-NIR) para caracterização de amostras de solos de projetos já em andamento

Durante a visita, foi realizada uma viagem de campo, em que o professor Nilton Curi explicou as principais características dos Latossolos e da paisagem local. Áreas com produção agrícola também foram visitadas na Fazenda Liberdade em Madre de Deus.

Também foram realizadas palestras aos docentes e discentes do DCS, ofertadas pelo professor Weindorf e sua equipe, sobre técnicas para o preparo de manuscritos para publicação em revistas de alto impacto e aplicações de sensores proximais na Ciência do Solo.