COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Representantes da UFLA encerram missão no Mali com objetivos socioeconômicos

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 19 Julho 2019 14:57 | Última Atualização: Segunda, 22 Julho 2019 14:09
Gentileza solicitar descrição da imagem

Docentes e pós-graduandos dos departamentos de Ciência do Solo e Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerram nesta sexta-feira (19/7) a missão ao país africano do Mali, pelo projeto de cooperação internacional “Preservação do Potencial Produtivo das Zonas Produtoras de Algodão no Mali - Cotton Solos".

O projeto é coordenado e financiado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE). O principal objetivo é auxiliar os produtores de algodão do país aumentando a produtividade de suas lavouras, oferecendo, ao mesmo tempo, suporte a suas famílias nos cuidados com a alimentação e a saúde. Além da UFLA, também está envolvido o governo do Mali, por meio da Companhia Malinense de Desenvolvimento Têxtil.campo3

De 8 a 19 de julho, a equipe participou de encontros e reuniões com autoridades do país africano e trabalhou na coleta de informações que irão subsidiar os planos de intervenção direta nas áreas agrícola e de saúde. Os representantes do Departamento de Ciência do Solo realizaram a coleta de amostras de solo e o levantamento de dados topográficos.  Por sua vez, o grupo do departamento da Saúde (DAS) fez o levantamento do processo saúde/doença da comunidade, com análises do solo, da água, da alimentação e do bem-estar geral dos africanos.

“A missão foi muito bem-sucedida. Contamos com a generosa colaboração da população local e dos nossos colegas agrônomos e extensionistas da companhia malinense ao longo de todo o trabalho de campo. Os dados coletados serão analisados no Brasil e no Mali e os resultados serão relatados nos próximos meses”, afirma o professor do Departamento de Ciência do Solo e pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, João José Marques.

Os trabalhos de campo foram realizados em duas aldeias da região produtora de algodão de Sikasso, no sudeste do país: Badiangara e Siani. A missão foi encerrada em Bamako, capital do país, com uma reunião entre a Embaixada do Brasil no Mali, a equipe da UFLA e os representantes da ABC.

Missão em Moçambique

a9eea1c6 d330 4a83 b674 a8fa6583aaccEsta semana teve início outra missão na África com a participação da UFLA. As ações estão sendo realizadas em Moçambique, por meio do projeto Além do Algodão, uma iniciativa do Centro de Excelência contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos (PMA), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). A missão termina dia 27/7.

A finalidade do programa é auxiliar os produtores familiares de algodão e instituições públicas de países africanos a constituir mercados estáveis para culturas alimentares associadas ao plantio de algodão, bem como para subprodutos gerados da atividade algodoeira. A atribuição dos representantes da UFLA na missão foi auxiliar nessa diversificação, tendo como foco a Segurança Alimentar e Nutricional das famílias agricultoras e o desenvolvimento econômico gerado a partir do escoamento dos produtos em Moçambique.

Confira a galeria de fotos da missão no Mali

Confira a galeria de fotos da missão em Moçambique