UFLA 111 ANOS

XXIII Simpósio Internacional de atualização em Genética e Melhoramento de Plantas é realizado na UFLA

Escrito por DCOM | Publicado: Quinta, 05 Setembro 2019 16:44 | Última Atualização: Quinta, 05 Setembro 2019 17:37
público simpósio

Teve início nesta quarta-feira (4/9) o XXIII International Symposium in Genetics and Plant Breeding (XXIII Simpósio Internacional de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas). O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e reúne este ano cerca de 180 participantes, entre pesquisadores e discentes de pós-graduação de diversas nacionalidades, como Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Moçambique, Paraguai e Peru. A programação do simpósio vai até sexta-feira, dia 6/9.

A abertura foi realizada no anfiteatro Prof. Magno Antonio Patto Ramalho (Ramalhão), no Departamento de Biologia. Na ocasião, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, destacou a importância do simpósio. “Este evento busca novas alternativas, novas técnicas que vão permitir aos nossos estudantes, que daqui a pouco estarão no mercado de trabalho, fazer a diferença e ser embaixadores UFLA no mundo real, com qualidade e compromisso de gerar resultados qualificados.”

O chefe do Departamento de Biologia, professor João Cândido de Souza, lembrou em seu pronunciamento o retorno dos egressos do programa de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas para participar do simpósio. “A participação de egressos da UFLA engrandece o evento e mostra o potencial que o programa tem para formar profissionais e pesquisadores que vão para o mercado de trabalho. ”

O tema deste ano tem como foco as novas estratégias para aumentar a eficiência do melhoramento de plantas. A coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação, professora Elaine Aparecida de Souza, também comentou a importância do evento. “Além de intensificar a internacionalização e o aprimoramento de todos que participam, o simpósio abrange várias culturas  de importância  no Brasil, desde plantas anuais, como o milho e o feijão, a perenes, como o café e o eucalipto.”simposio

A palestra de abertura, intitulada “Como preparar os melhoristas para se obter maior eficiência nos programas de melhoramento de plantas nas próximas décadas”, foi proferida pelo professor Magno Antônio Patto Ramalho, que ficou honrado com o convite. “Estudamos a vida inteira esperando passar esse conhecimento para as pessoas”, disse.

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UFLA (PPGGM) foi criado em 1986, com o curso de mestrado; em 1995, foi criado o curso de doutorado. Atualmente, o programa possui conceito 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Reportagem: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig