CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

Professor da UFLA participa de Conferência Internacional no Panamá

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Terça, 08 Outubro 2019 16:26 | Última Atualização: Terça, 08 Outubro 2019 16:26

O professor Heitor Costa, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (DCC/UFLA), participou da Conferência Latino-Americana de Tecnologia da Informação (Clei), que ocorreu no Panamá entre os dias 30/9 e 4/10. A conferência é um evento anual organizado pelo Centro Latino-Americano de Estudos em Computação e tem o objetivo de promover a troca de ideias, experiências e resultados de pesquisa nas áreas de interesse da comunidade, por meio de conferências, workshops, tutoriais e painéis.

A conferência reuniu pesquisadores, profissionais, docentes e discentes em um fórum para discutir temas voltados para as áreas de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e outras áreas da Tecnologia da Informação, bem como os impactos diretos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sociedade como um todo.

Na ocasião, o professor Heitor foi coordenador do Simpósio Latino-americano em Engenharia de Software (Slisw), que reuniu a comunidade de Engenharia de Software latino-americana  em um fórum para trocar ideias, experiências e resultados de pesquisa entre professores, pesquisadores, profissionais da indústria e estudantes, com o objetivo de buscar contribuições originais na ampla disciplina de Engenharia de Software, considerando a pesquisa acadêmica, aplicações industriais e de negócios que tenham impacto e forneçam aprendizagem sobre o seu desenvolvimento. Além disso, o professor apresentou três artigos no simpósio, que contaram com a colaboração e parceria do professor do DCC Paulo Afonso Júnior.

1) Extração de uma Linha de Produto de Software Usando Compilação Condicional - Um Estudo Exploratório

Autores: Patrícia Oliveira, Gustavo Vale, Paulo Afonso Júnior e Heitor Costa

2) Desafios e Soluções da Gerência de Projetos no Desenvolvimento Distribuído de Software

Autores: Wallace Moreno, Paulo Afonso Júnior e Heitor Costa

3) Catálogos de Riscos em Gerência de Projetos de Software

Autores: Valeska Machado, Paulo Afonso Júnior e Heitor Costa

De acordo com Heitor, "a participação no Clei é importante para prospectar possíveis parcerias de pesquisas com universidades do exterior".

Revisão: Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig.

Assunto(s): DCC , UFLA , CLEI