Professor da UFLA realiza seminário sobre cidadania e justiça social no Canadá

Escrito por Melissa Carvalho | Publicado: Quinta, 24 Outubro 2019 13:49 | Última Atualização: Quinta, 24 Outubro 2019 14:10
Gentileza solicitar descrição da imagem

Como pesquisador convidado do Centre de Recherche sur les Innovations Sociales da Université du Québec à Montreal - CRISES/UQÀM, localizado no Canadá, o professor Gustavo Costa de Souza, do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA), ministrou um seminário sobre o tema "Desafios da Participação Cidadã e da Justiça Social no Brasil e no Quebec para a década de 2020". A apresentação, realizada no dia 18/10, foi compartilhada com o professor René Lachapelle, da Université du Québec en Outaouais (UQO). A perspectiva comparativa privilegiou a abordagem histórica e narrativa.

No seminário, foram exploradas as trajetórias das mudanças sociais e políticas de ambos os países em relação à participação cidadã, com destaque para as narrativas e as vozes da cidadania envolvidas na construção e formação de práticas, políticas e ações sociais. A crise da democracia e o papel exercido pelas redes sociais no contexto político atual foram a tônica do debate, que contou com a participação do professor Jacques Caioullete, da Université de Sherbrooke (UdeS), que mediou a conferência; de André Joyal, da Université du Québec à Trois Rivières (UQTR), que fez intervenções relembrando sua passagem pela UFLA em 2015; de Olivier Brière, agente de desenvolvimento da cidade de Saint-Camille, na região de Estrie, sul do Québec, além de outros pesquisadores, professores e estudantes do Québec.

O seminário foi realizado na École des Sciences de la Gestion da UQÀM (ESG/UQAM), em Montreal, com transmissão ao vivo via videoconferência para outras regiões do Quebec. A atividade faz parte do projeto Ateliers des Savoirs Partagés (Oficinas de Saberes Compartilhados, em tradução livre), da linha de pesquisa Políticas e Práticas Sociais do CRISES/UQÀM.

Para mais informações, acesse o site do centro de pesquisa (em francês).