INTERCÂMBIO

Estudante do curso de Letras é selecionada para programa de intercâmbio americano

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Quinta, 28 Novembro 2019 13:38 | Última Atualização: Quinta, 28 Novembro 2019 13:40
Gentileza solicitar descrição da imagem

A estudante do curso de Letras da Universidade Federal de Lavras (UFLA/DEL) Letícia Fernanda Carvalho Silva foi selecionada para participar do programa Study of the U.S. Institute for Student Leaders (SUSI), intercâmbio que será realizado, de janeiro a fevereiro de 2020, nos Estados Unidos. Letícia está cursando o 5º período e passou por três etapas eliminatórias até a seleção final.

Na primeira etapa, a estudante, que também é professora bolsista de Inglês na Coordenadoria de Idiomas, apresentou uma carta de recomendação, além de todas as atividades extracurriculares em que está diretamente ligada. “Foi preciso enviar também uma carta de motivação e, na oportunidade, falei do enorme interesse em estudar mais sobre a cultura americana e pude expressar minha paixão pelas questões sociolinguísticas e raciais e o quanto essa oportunidade seria única para mim”, frisou.

Após ser selecionada na primeira etapa, a estudante foi indicada ao consulado de Belo Horizonte. Letícia passou por uma entrevista em Inglês com uma representante da embaixada e, após dois meses, recebeu a notícia de que estava entre os cinco jovens brasileiros selecionados para a realização do intercâmbio. “Basicamente, eles escolhem estudantes universitários engajados, que têm interesse real de estudar a cultura norte-americana e buscar soluções para problemas sociais por meio do empreendedorismo”, explicou.

Para o diretor de relações internacionais da UFLA, professor Antonio Chalfun Júnior, a conquista da estudante é mérito de dedicação e empenho. “Letícia aprendeu Inglês na universidade, fazendo aulas na Coordenadoria de Idiomas e, por meio de seu esforço, conseguiu alcançar seus objetivos, obtendo sucesso em um dos programas de intercâmbio mais competitivos.” Essa é a primeira vez que a Instituição tem um discente selecionado para o projeto.

O QUE É O PROGRAMA SUSI

Esse intercâmbio seleciona estudantes de graduação, entre 18 e 25 anos, para participar de programas acadêmicos que visam melhorar a compreensão da cultura norte-americana, além de desenvolver suas habilidades de liderança. São oferecidos workshops, palestras, assim como atividades interativas que são realizadas em sala de aula, intensificando a interação dos participantes escolhidos. O tema abordado em 2020 será “Empreendedorismo Social”.

DRI – Internacionalização para todos

O professor Chalfun destacou que a Diretoria de Relações Internacionais está sempre em busca de parcerias e oportunidades para os estudantes da Universidade. “Estamos a todo o momento em negociação com instituições do exterior e priorizamos a isenção das taxas acadêmicas, que são muito altas. Isso, de certa forma, já contribui no momento de programar e iniciar um intercâmbio.”

Oportunidades que ocorrem com freqüência na UFLA:

- BRACOL - Colômbia (com auxílio moradia e auxílio alimentação): para diversos cursos, dependendo das instituições de destino.

- BRAMEX - México  (com auxílio moradia e auxílio alimentação):  para diversos cursos, dependendo das instituições de destino.

- Edital Global (para as instituições parceiras, com isenção de taxas acadêmicas):  para diversos cursos, dependendo das instituições de destino.

- MARCA - Agronomia (com auxílio financeiro para passagens, moradia, alimentação e seguro saúde)

- MARCA - Veterinária  (com auxílio financeiro para passagens, moradia, alimentação e seguro saúde)

- Agências de intercâmbio para estágio remunerado:

• LandboSyd - Dinamarca (Medicina Veterinária e Zootecnia)
  • Top Ohio (Agronomia, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária, Zootecnia)

Além dos programas citados acima, são divulgas chamadas específicas na página oficial da DRI.

“Acreditamos que todos são capazes de participar de um intercâmbio, mas é preciso correr atrás, ter força de vontade e aproveitar as oportunidades que a UFLA oferece. O estudante que souber usar isso vai mudar toda sua vida, tanto profissionalmente, quanto em crescimento pessoal”, finalizou Chalfun.

Texto: Caroline Batista,  jornalista  bolsista Dcom/Fapemig

Assunto(s): DRI , intercâmbio , EUA , SUSI