parceira

Encontro de coordenadores acadêmicos do Programa Marca Agronomia ocorre na UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 09 Dezembro 2019 15:41 | Última Atualização: Segunda, 09 Dezembro 2019 15:43
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu na última quarta-feira (4/12) professores de universidades da Argentina, Bolívia, Uruguai e Brasil para o Encontro anual de coordenadores acadêmicos do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca) Agronomia. Foram três dias de troca de experiências e conhecimentos.

O coordenador do Programa Marca Agronomia na UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, salienta a relevância do Programa para os estudantes. “Consideramos a mobilidade acadêmica como uma etapa muito importante para os nossos alunos, pois eles voltam muito mais maduros e com muita experiência”.

Para o diretor de Relações Internacionais, professor Antonio Chalfun Júnior, programas como o Marca são um passo para favorecer a internacionalização na Universidade. “Também temos o programa Marca Veterinária na UFLA, e é nítido como ambos possibilitam essa troca de experiência entre diferentes países”.WhatsApp Image 2019 12 06 at 11.40.38

Já o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo destaca a importância de elaborar projetos em conjunto que possam auxiliar outros países. “Acredito sempre na força do conjunto. Com a troca de experiências geramos mais benefícios a todos".

O Marca

É um programa de mobilidade de estudantes de graduação promovido pelo setor educacional dos governos dos países do Mercosul. Participam deste programa os países membros e associados do bloco, incentivando a integração regional. A mobilidade se realiza entre os países do Mercosul e se desenvolve através de períodos letivos regulares de um semestre acadêmico, entre instituições cujos cursos são acreditados (reconhecidos) pelo Sistema ARCU-SUL. Trata-se de programa com auxílio financeiro.

Encontro na UFLA

Estiveram presentes no Encontro deste ano, representantes das seguintes universidades:

Universidad de Concepción Del Uruguay (UCU)

Universidad Nacional Del Nordeste (UNNE)

Universidade de Brasília (UnB)

Universidad Nacional de Mar Del Plata (UNMdP)

Universidad Nacional Del Sur (UNS)

Universidad Mayor, Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca (UFSX)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Universidad Católica de Córdoba (UCC)

Universidad de La República (UdelaR)

Universidad Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ)