INTERCÂMBIO

UFLA recepciona calouros estrangeiros para novo semestre letivo

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 02 Março 2020 17:31 | Última Atualização: Quinta, 29 Julho 2021 17:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estudantes da América do Norte, América Central, América do Sul e África foram recebidos nesta segunda-feira (2/3) para o início do primeiro semestre letivo de 2020. Participaram da atividade de boas-vindas 14 graduandos e 20 pós-graduandos, provenientes do Benin, Bolívia, Equador, Gabão, Gana, Jamaica, Panamá, Estados Unidos, México, Moçambique, Peru, Haiti, Honduras e Colômbia.

A recepção foi coordenada pela Diretoria de Relações Internacionais. “A UFLA é uma das melhores universidades do Brasil e muito reconhecida no exterior. Contamos com diversos programas acadêmicos, de pesquisa e extensão abertos também a estudantes estrangeiros. Esperamos que vocês se sintam em casa e aproveitem essas oportunidades”, afirmou o diretor da DRI, professor Antonio Chalfun Júnior.

recepcao estrangeirosA apresentação da estrutura da Universidade e das oportunidades disponíveis foi realizada por pró-reitores e representantes das pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Assuntos Estudantis e Comunitários. Os estudantes conheceram um pouco sobre oportunidades de bolsas institucionais, atividades culturais abertas à participação de toda a comunidade acadêmica, estágios, além dos serviços de assistência estudantil, como o restaurante universitário e os serviços médico-odontológicos.

O coordenador dos Programas de Intercâmbio Brasil-Colômbia (Bracol) e Brasil-México (Bramex), professor Denis Renato de Oliveira, também participou da recepção. Quase metade dos novos estudantes (15) veio dos países parceiros no programa.

Prevenção ao coronavírus

A recepção aos calouros estrangeiros também contou com a participação do coordenador de Vigilância Epidemiológica de Lavras, Richardson Costa Carvalho, que apresentou orientações sobre o novo coronavírus (Covid-19). Os sintomas da doença são semelhantes ao da gripe ou de um resfriado comum. Richardson ressaltou a importância de tomar cuidados básicos, aconselhou os estudantes a ficarem atentos especialmente à febre e não omitirem sintomas, procurando ajuda sempre que necessário.

“Estamos aqui para acolhê-los e protegê-los. A UFLA possui atendimento ambulatorial e, inclusive um médico especializado em infectologia. Tanto os médicos da Universidade quanto os do município estão atentos à doença e prontos para auxiliá-los”, afirmou. Confira as informações e as orientações de prevenção da doença fornecidas pelo serviço de saúde UFLA.