Curso de Português como Língua Estrangeira

Estudante estrangeiro da UFLA é destaque no exame Celpe-Bras

Escrito por DCOM | Publicado: Terça, 24 Março 2020 12:29 | Última Atualização: Quinta, 29 Julho 2021 17:38
estudante colombiano

O colombiano Javier Andrés García Vanegas, mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e participante da 4ª edição do curso intensivo de Português como Língua Estrangeira (PLE) obteve a qualificação nível avançado em Língua Portuguesa no exame Celpe-Bras.

O exame Celpe-Bras é necessário para que estrangeiros possam obter o certificado de proficiência em língua portuguesa, e é desenvolvido e outorgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, com reconhecimento internacional. Já o curso intensivo de Português como Língua Estrangeira (PLE) é ministrado anualmente, sempre no mês de fevereiro, pela professora Débora Racy Soares, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL/UFLA), como  disciplina vinculada à Pró Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).

Segundo a docente, o principal objetivo do curso intensivo é acolher os alunos internacionais que iniciarão seus estudos de graduação ou pós-graduação na Universidade para que possam aprender desde o Português de sobrevivência até o nível básico da língua. “Após cursarem o intensivo, os estudantes alcançam, em pouquíssimo tempo, o domínio linguístico suficiente para começarem o semestre letivo com tranquilidade, sem grandes dificuldades linguísticas, culturais e adaptativas”, comenta a professora.

Para Javier, as boas-vindas na UFLA ocorreram durante o curso de Português, e mesmo sendo um curso intensivo, permitiu ao estudante fazer os primeiros contatos acadêmicos com a linguagem e obter ferramentas básicas para a adaptação no País. Segundo o colombiano, o resultado obtido no exame Celpe-Bras foi satisfatório graças ao treinamento e acompanhamento acadêmico que encontrou no curso. “A prática constante da língua, através da imersão, permitiu que eu identificasse sotaques e diferentes graus de dificuldade do Português, com a leitura e redação de textos em Português e o acompanhamento acadêmico da professora. Tudo isso facilitou a rápida aprendizagem do idioma”.

Acompanhar a trajetória de Javier é percorrer também as disciplinas de Português Língua Estrangeira oferecidas pela UFLA. Javier fez o curso intensivo em 2018 e na sequência cursou as disciplinas regulares de Português 2 e 3, entre os anos de 2018 e 2019. A oferta das disciplinas de Português Língua Estrangeira ocorre em fluxo contínuo, durante todo o ano letivo. No primeiro semestre, sempre é oferecido o curso intensivo, em fevereiro, e duas disciplinas regulares. Já no segundo semestre, as disciplinas contemplam os alunos internacionais que estão chegando à UFLA e dão continuidade, em nível intermediário e avançado, às disciplinas do primeiro semestre. Todas as disciplinas têm carga horária de 60 horas e ocorrem, durante o período letivo, sempre às quintas e sextas, das 14h às 18h.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto:  Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig

Assunto(s): NucLi , DEL , Celpe – Bras