EDUCAÇÃO VIRTUAL

UFLA é representada em seminário on-line da UNAI/ONU sobre educação virtual

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Quarta, 15 Julho 2020 17:01 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 12:19
Gentileza solicitar descrição da imagem

A pró-reitora de Pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professora Joziana Barçante, participou na manhã desta quarta-feira (15/7) do seminário on-line “Tecnologia e ensino superior: pesquisa e educação virtual no novo normal”, promovido pelo Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI). O diálogo reuniu palestrantes de Brasil, Portugal e Cabo Verde, e faz parte da comemoração dos 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante o seminário, foram discutidas questões e ideias sobre como a pandemia do novo coronavírus poderá interferir no curso da educação, em especial no ensino superior. Além disso, foi colocada em debate a importância da tecnologia, principalmente quando se trata da evolução do ensino e da pesquisa. De acordo com a professora Joziana, este é o momento em que os pesquisadores precisam sair da zona de conforto, “às vezes é preciso abandonar temporariamente as linhas de pesquisa, como é o meu caso, para atender a demanda regional e também mundial. Isso exige que cientistas e estudantes mudem o enfoque de suas pesquisas e o direcionamento dos trabalhos já iniciados. Agora é hora de 'sair de dentro da caixa' para sermos atuantes na busca pelas respostas que a comunidade mundial pede neste momento”.

Durante o evento, foi questionado como, em época de pandemia, é possível realizar as atividades de extensão. Joziana explicou que é fundamental que isso ocorra: “todas as pesquisas desenvolvidas na UFLA que dizem respeito à Covid-19 têm sido realizadas para atender as demandas do município onde nossa Instituição está inserida; dessa forma é possível atrelar pesquisa e extensão, pois nos integramos diretamente à gestão local e assim sabemos o que é preciso desenvolver e trabalhar no momento”.

Diversas questões de interesse mundial foram levantadas para falar das prioridades para o futuro e quais obstáculos é preciso enfrentar para alcançá-las, tornando fundamental o papel da cooperação acadêmica global.

Joziana finalizou seu diálogo enfocando a importância da checagem e verificação das informações. "Estamos sofrendo de 'infodemia', pois a rapidez com que chega uma notícia - e se ela for imatura - pode trazer grandes problemas. O excesso e a velocidade com que estão chegando as informações são piores do que a escassez do estudo. Dessa forma acabamos ficando mais desinformados que informados”, concluiu.

Texto: Caroline Batista - Bolsista Comunicação