DESEMPENHO

Divulgado Ranking Mundial THE 2021: UFLA avançou na pontuação de quatro dos cinco pilares avaliados

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 03 Setembro 2020 10:37 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 11:13

O reconhecimento internacional da Universidade Federal de Lavras (UFLA) registrou novo avanço: na edição 2021 do ranking mundial Times Higher Education (THE), com resultados divulgados nesta quarta-feira (2/9), a Instituição galgou pontuações mais altas em quatro dos cinco pilares avaliados. No pilar “ensino”, a UFLA subiu 52 posições, com o quesito reputação registrando pontuação três vezes maior que na edição anterior.

De acordo com o vice-diretor de Relações Internacionais, professor Márcio Lara, esses indicadores demonstram o reconhecimento crescente de outras universidades quanto à capacidade da UFLA de produzir pesquisa de qualidade por meio de um ensino de excelência. “Isso é fruto do empenho da gestão da UFLA na captação de recursos externos e do empenho de nossa comunidade de servidores e estudantes”.

No pilar “citações” houve elevação de pontuação em 25%, o que está relacionado ao aumento de orçamentos para pesquisa em relação ao número de docentes, e ao aumento do número de artigos publicados pela Instituição. Associado a esse último fator, foi registrado um crescimento expressivo também no pilar “perspectivas internacionais”, com um aumento de 20% na pontuação. A colaboração internacional nos artigos publicados e o aumento do número de estudantes estrangeiros colaboraram para esses avanços.

No pilar “pesquisa” o crescimento foi de 7,9% na pontuação. Esse item avalia reputação, renda e produtividade em pesquisa. Apesar de uma ligeira queda (0,9 pontos) nos resultados da categoria “investimento da indústria”, essa permanece sendo a categoria de maior impacto da UFLA segundo o THE. Nesse quesito, a UFLA está na posição 322 do ranking mundial.

Para o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, apesar de a melhoria desempenho nos rankings não ser o objetivo final, ela é uma consequência importante do empenho e da dedicação de todos. “Parabenizo a toda a comunidade universitária por esse avanço. A Diretoria Executiva continuará trabalhando de maneira intensa para dotar a UFLA das condições necessárias para que os seus servidores e estudantes possam desempenhar as suas funções da melhor maneira possível. Consequentemente, teremos, cada vez mais, o progresso dos resultados desta instituição centenária nos indicadores nacionais e internacionais, de forma a, principalmente, devolver à sociedade contrapartida à altura da confiança e dos investimentos que ela coloca na universidade pública."

O ranking THE classifica as universidades de 92 países, com base nos pilares ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional. Na edição deste ano, foram incluídas 138 novas instituições no ranking, totalizando 1527 instituições classificadas em todo o mundo. A UFLA, em 2020, já se destacou por subir 10 posições no THE Latin America 2020, sendo destaque no Brasil.

Compreenda a metodologia do Ranking

Acesse os resultados