Capes/PrInt

Inscrições para participação no Programa Institucional de Professor Visitante no Brasil do Capes/PrInt/UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 26 Mai 2021 13:16 | Última Atualização: Quarta, 26 Mai 2021 13:20

Estão abertas as inscrições para participação no Programa Institucional de Professor Visitante no Brasil, do Programa Institucional de Internacionalização da Universidade Federal de Lavras (Capes/PrInt/UFLA), com o objetivo de oferecer cotas institucionais para bolsas de curta duração alinhadas com o Plano de Internacionalização da Universidade e ao tema “Produção de Alimentos e Segurança Alimentar”.

Esse Edital contemplará cotas individuais de no mínimo de 8 dias e no máximo de 15 dias, a permanecer nas dependências da UFLA, a contar da data de saída e chegada ao exterior.

É permitida somente a candidatura de docentes e pesquisadores estrangeiros vinculados a Instituições de ensino ou pesquisa, portadores do título de doutor, residentes no exterior e de renomada experiência científica e internacional, para desenvolver ações presenciais nos Programas de Pós-Graduação da UFLA participantes do Projeto: Ciência do Solo, Genética e Melhoramento de Plantas, Microbiologia Agrícola, Zootecnia, Ciência dos Alimentos, Agroquímica, Fitopatologia, Entomologia, Fitotecnia, Administração, Engenharia de Biomateriais e Ciências Veterinárias.

O Programa de Pós-Graduação que queira participar do presente Edital, deverá apresentar um plano de trabalho, no qual, obrigatoriamente, o docente ou pesquisador estrangeiro deverá: ministrar disciplinas condensadas, cursos de curta duração ou palestras; participar como membro externo de bancas de defesa de dissertação ou tese;realizar reunião com os grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação, e realizar visita a campo e aos laboratórios experimentais da UFLA.

Todos os Programas de Pós-Graduação da UFLA, participantes ou não do Projeto Capes/PrInt, poderão explorar a estadia do docente ou pesquisador estrangeiro e, todos os discentes regularmente matriculados na UFLA ou nas Instituições brasileiras parcerias do Projeto (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ), desde que haja autorização da coordenação do Programa de Pós-Graduação detentor da cota de Professor Visitante no Brasil, poderão participar das disciplinas condensadas, cursos de curta duração ou palestras.

Todos os documentos necessários à candidatura deverão ser enviados por e-mail à secretaria do Programa de Pós-graduação, até o dia 15 de outubro de 2021, às 18h.