BRAFITEC

Estão abertas as inscrições para projeto de cooperação internacional sobre materiais poliméricos, nanotecnologia e síntese verde

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 13 Dezembro 2021 15:10 | Última Atualização: Segunda, 13 Dezembro 2021 15:10

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) aprovou, em colaboração com outras duas universidades brasileiras, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um projeto de cooperação internacional com o Institut Polytechnique de Grenoble (Grenoble–INP), da França, que pretende incentivar atividades de ensino e pesquisa na área de materiais poliméricos, nanotecnologia e síntese verde.

As inscrições para o programa Brafitec começaram no dia 10/12 e vão se encerrar em 12/1/2022. Será ofertada 1 vaga para estudantes da Universidade. Podem se inscrever estudantes dos cursos de graduação da UFLA em Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Engenharia Física, Engenharia Florestal e Engenharia Mecânica.

Para se inscrever, o candidato deverá enviar, para os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., os seguintes documentos:

I. Formulário de Inscrição devidamente preenchido (anexo I do edital);

II. Histórico Escolar expedido por órgão competente da UFLA, com data de emissão após a data de divulgação do edital;

III. Currículo contendo a documentação comprobatória dos itens a serem pontuados;

IV. Plano de Atividades Acadêmicas a ser desenvolvido na instituição anfitriã (INP-Grenoble) de acordo com anexo II do edital;

V. Fotocópia do Registro Geral e do CPF;

VI. Declaração informando que o candidato está regularmente matriculado no semestre letivo em curso e em que conste a porcentagem já cumprida de créditos;

VII. Declaração indicando sua participação em Programas de Iniciação Científica ou Tecnológica que conste o número de semestres;

VIII. Declaração, caso houver, indicando sua participação no Núcleo de Estudos Grupo Interdisciplinar de Polímeros, indicando a carga horária;

IX. Certificado de proficiência em língua francesa equivalente a B1, definido pelo quadro europeu comum de referência de línguas, em um dos testes: TCF Capes (Test de Connaissance du Français), obedecida validade estabelecida no documento ou com validade de dois anos; DELF, sem validade; ou DALF, sem validade ou declaração de comprometimento do envio do certificado até a data limite;

X. Resultado do ENEM com pontuação mínima de 600 pontos, em atendimento ao Edital 13/2020;

XI. Carta de Motivação justificando o interesse em participar do Programa Brafitec III;

XII. Link de vídeo postado no Youtube contendo apresentação e motivação do candidato de acordo com roteiro presente no Anexo III do edital. Caso o vídeo não apresente imagem que permita a identificação do candidato, som audível, ou não seja possível acessar o link enviado, o candidato será automaticamente eliminado.

Para outras informações sobre o processo de seleção, acesse o edital do Projeto Capes/Brafitec 263/2020.

Em caso de dúvidas, o candidato poderá entrar em contato, por meio dos e-mails acima, com os professores da UFLA Juliano Elvis de Oliveira e Guilherme Max Dias Ferreira, ambos responsáveis pelo projeto.

Texto: Claudinei Rezende, bolsista Pibec.

Revisão: Ana Eliza Alvim.