Docente da UFLA ministra curso da Illinois Global Classrooms

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 21 Junho 2022 13:33 | Última Atualização: Quinta, 23 Junho 2022 13:57
professores do curso
Prof.Guzman (EUA), Prof. Carlos Mello (UFLA) e Prof.Navneet (Alemanha) em vídeo chamada

O professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (EEng/UFLA) Carlos Rogerio de Mello, em parceria com docentes da Universidade de Illinois (EUA) e do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento da Universidade de Bonn (Alemanha), participou como instrutor do Global Classrooms.

O Global Classrooms são cursos oferecidos pela Universidade de Illinois visando à participação de estudantes internacionais de vários países. A disciplina ministrada pelos docentes foi a ABE 498 - Problems in Critical Zone, idealizada pelo professor assistente de pesquisa do Departamento de Engenharia Agrícola e Biológica (ABE/ UI) Jorge Guzman. O professor Carlos Mello falou sobre o processo chuva-vazão; zona vadoza; pegada hídrica e secas meteorológicas.

Os estudantes envolvidos no projeto trabalharam para resolver problemas globais relacionados à quantidade e qualidade da água. As aulas foram on-line durante duas vezes por semana, de janeiro a maio de 2022. Durante a primeira metade do curso, foi feita a exposição teórica; posteriormente, os participantes trabalharam em seus projetos de grupo, entre eles o de “Avaliação dos efeitos das secas na geração de energia hidrelétrica no reservatório de Furnas”. Ao todo, 18 pessoas concluíram o curso, sendo seis estudantes de Illinois, dois do Brasil e dez da Alemanha.

O professor Carlos conheceu o professor Jorge Guzman em um  seminário sobre internacionalização realizado pela Diretoria de Relações Internacionais da UFLA em março de 2019. No último mês de maio, o docente da UFLA esteve na Universidade de Illinois para finalizar o curso e discutir a continuidade da parceria. “Estamos planejando, para agosto de 2023, uma nova turma, uma vez que fomos bem-sucedidos com a oferta dessa disciplina e o departamento de Engenharia Agrícola da UI quer que isso seja feito. Esperamos ter a participação de estudantes da UFLA nessa oferta”.