CULTIVO DE ALGODÃO

UFLA recebe missão de estudos de Moçambique pelo projeto Caminhos do Algodão

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 25 Agosto 2022 14:49 | Última Atualização: Quinta, 25 Agosto 2022 16:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi realizada nesta quarta-feira (24/8), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a solenidade de abertura da “Missão de estudos Moçambique - etapa UFLA”, de capacitação de agentes do país africano envolvidos com a produção de algodão. A iniciativa integra o projeto de cooperação técnica “Caminhos do Algodão”, celebrado entre instituições de Moçambique e do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE).

Na solenidade, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, destacou a longa trajetória de cooperação da Universidade com países africanos, especialmente em projetos relacionados ao cultivo de algodão. “Em 2014, ofertamos a primeira capacitação em cultura do algodão a países africanos. A iniciativa desencadeou muitas outras cooperações técnicas com países do continente. Por meio da ABC, essa tem sido nossa principal atuação em termos de internacionalização da extensão”, afirma.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, além de todos os resultados já demonstrados, a cooperação com países africanos na área de cotonicultura tem demonstrado a riqueza do que realmente se chama extensão. “Vemos, em projetos como esse, várias características valiosas da extensão, como o diálogo efetivo entre as partes,  em que ambas ensinam e aprendem ao mesmo tempo; o trabalho em rede e a indissociabilidade existente entre ensino, pesquisa e extensão.”

Representantes da delegação de Moçambique presentes no evento endossaram a importância das cooperações técnicas com o Brasil e falaram sobre as expectativas com o projeto. De acordo com a diretora de projetos do Instituto do Algodão e Oleaginosas de Moçambique, Dercia Bai-Bai Guedes, o instituto atua com base no tripé produção, mercado e formação, mas possui limitações para avançar na área de formação. “Esse projeto vem suprir nossa lacuna na área de formação. O conhecimento é, hoje, nosso calcanhar de Aquiles”.

Também estiveram presentes no evento a analista de projetos responsável pela cooperação técnica Moçambique – ABC, Paula Rougemont; a coordenadora do projeto Caminhos do Algodão, professora Heloisa Oliveira dos Santos; o pesquisador e gestor do Centro de Melhoramento e Investigação de Sementes de Algodão de Namialo, Manoel Pedro Maleia; a diretora geral adjunta do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), Ivone Macule Ussaca; o representante do IF Sul de Minas, professor Marcelo Breganoli, o diretor da Esal/UFLA, professor Moacir de Souza Dias Junior.

No Brasil, além da ABC e da UFLA, participam do projeto “Caminhos do Algodão” o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), os institutos federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), de Goiás (IFG) e de Brasília (IFB), com apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).