REPRESENTAÇÃO

Professora é eleita vice-presidente de uma das maiores sociedades científicas do mundo

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 26 Agosto 2022 14:05 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:31
Gentileza solicitar descrição da imagem

A professora da Escola de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Lavras (Esal/UFLA) Patrícia Duarte de Oliveira Paiva foi reeleita para compor a diretoria da International Society for Horticultural Science (ISHS)considerada uma das maiores sociedades científicas do mundo. Por meio de escolha interna realizada entre os diretores eleitos, a docente ainda foi indicada para o cargo de vice-presidente.

A eleição ocorreu durante reunião do Conselho da ISHS, realizada em agosto, em Angers, na França. A professora já havia sido eleita em 2018 (gestão 2018-2022) para o grupo de diretores, como representante da América do Sul. Apenas dois membros da gestão anterior permanecem na nova diretoria.

Patrícia é a única mulher a compor a nova gestão e foi eleita por representantes de 31 países diferentes, dos 33 presentes. “É uma grande honra compor a nova gestão. Como vice-presidente, estarei responsável por estabelecer um grande programa de abrangência mundial para Young Minds - jovens estudantes e em início de carreira”, afirma.

International Society for Horticultural Science

A ISHS possui mais de 6 mil associados, de mais de 100 países. De acordo com a professora Patrícia, a Sociedade é a maior fonte de informação mundial de pesquisas e formação em horticultura, além de promover a interação entre meio científico e iniciativa privada, em uma escala global. Para alcançar essa posição, impulsiona a interação e a cooperação entre seus associados, pela realização e participação em eventos e por meio de publicações científicas. Estes eventos correspondem a Simpósios realizados em temáticas específicas da horticultura, e sediados em diferentes países do mundo. Ainda, a cada quatro anos, é realizado um congresso mundial. Em agosto/2022, a sede foi Angers/França (IHC2022: https://www.ihc2022.org/).

A Sociedade também é responsável pela publicação de revistas científicas de relevo como a Acta HorticulturaeEuropean Journal of Horticultural Science (eJHS) e  Fruits, além de uma comunicação regular - a Chronica Horticulturae.

A organização administrativa da ISHS é composta pela diretoria, Comitê Executivo e pelo conselho. O Comitê Executivo é responsável por coordenar as atividades (eventos) científicos, e o Conselho é formado por representantes das sociedades científicas de todos os países do mundo.

Como presidente da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO), Patrícia fez parte desse conselho no período de 2013-2018. A cada quatro anos nova diretoria da ISHS é eleita, de forma a ser constituída por representantes de todas as regiões do globo.