Divulgação Científica

Masterclasses “Hands on Particles Physics” reúne centenas de estudantes do Ensino Médio na UFLA

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Segunda, 03 Abril 2023 12:38 | Última Atualização: Terça, 04 Abril 2023 08:20
Gentileza solicitar descrição da imagem

Evento integrou cerca de 300 alunos e professores de escolas localizadas em oito municípios mineiros, que puderam contribuir para investigação de conceitos e experimentações relacionadas à Física de Partículas

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, na última sexta-feira (31/3), estudantes e professores de Física do Ensino Médio para o evento de encerramento da 19ª edição do “International Masterclasses – Hands on Particle Physics”. O projeto é uma iniciativa de divulgação científica do European Organization for Nuclear Research (CERN) e do Large Hadron Collider (LHC), sendo realizado de forma simultânea em diversos países para estimular vocações científicas e o interesse pela ciência.

A edição de 2023 na UFLA envolveu cerca de 300 participantes de escolas públicas e privadas dos municípios de Lavras, Nepomuceno, Perdões, Itutinga, Três Pontas, Passa Quatro, Itanhandu e Itamonte. Na Universidade, o evento é coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA) Luiz Cleber Tavares de Brito com apoio da coordenadora do Masterclasses no Brasil, a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Márcia Begalli, que compõe a equipe de físicos que desenvolvem experimentos no LHC - o maior acelerador de partículas do mundo.

Alunos participaram da palestra da professora Márcia Begalli , pesquisadora de física de altas energias da UERJ

Os participantes, acompanhados de seus professores, puderam analisar dados reais de experimentações com Física de Partículas no LHC. Márcia explicou a proposta de envolvimento de pesquisadores e escolas. “O objetivo é que as turmas vivenciem um pouco do que é a nossa rotina de trabalho, que elas conheçam um pouco sobre o que é trabalhar com ciência e fazer pesquisa. É importante que os jovens vejam que o conhecimento não está pronto, que é preciso discutir ideias e trabalhar de forma colaborativa”, ressaltou a cientista.

O momento de integração na Universidade contou com uma videoconferência simultânea envolvendo estudantes de outros países e pesquisadores no CERN, finalizando um trabalho realizado ao longo de seis meses nas escolas. De acordo com o coordenador na UFLA Luiz Cleber Tavares de Brito, a iniciativa tem crescido a cada ano. “Realizamos o primeiro evento na UFLA em 2016, com apenas 90 estudantes, e hoje lotamos o Salão de Convenções com centenas de participantes de diversas escolas. Conseguimos formar uma rede de colaboração científica e de divulgação e estamos expandindo de forma bem consistente com o empenho dos professores de Física do Ensino Médio, que têm convidado outros colegas a trabalhar a proposta com suas turmas”, explicou o docente.

É também o que contou o professor de Física Jairo César de Moura, que trabalha no Colégio Minas Austral Objetivo, em Itanhandu. Ele ficou sabendo do "International Masterclasses" em uma roda de conversa de professores em sua cidade natal: Passa Quatro. “Aos poucos, por intermédio do Luiz Cleber, montamos uma rede de divulgação científica entre os professores da região. Vamos convidando outras escolas para participar e envolvendo cada vez mais estudantes.”

O mundo novo da Física de Partículas

Maria da Glória (à direita) levou estudantes de duas escolas públicas de Itamonte para participarem do evento

A professora de Física Maria da Glória Romanelli Ferraz participou do projeto com turmas dos primeiros anos do Ensino Médio de duas escolas públicas de Itamonte – Escola Estadual Nilo Peçanha e Centro Cultural Clotilde Framil. “Foi empolgante trazê-los para essa iniciativa. Minha intenção é levar esses jovens à iniciação científica e que eles vejam que a Física não é impossível de entender. Com isso, quero que eles despertem para o aprendizado, que eles vejam que é possível correr atrás e aprender, ir para a uma faculdade. Eu espero que meus alunos sonhem!”, revelou a professora.

O projeto abriu os horizontes do Gabriel Sales Vizetim, aluno do 2º ano da E.E. Nilo Peçanha. “Gostei muito de participar! Sempre me interessei por essa área na Física e, estando aqui, pude ver que é algo muito mais amplo do que eu achava, envolvendo tecnologias eletrônicas, Química, Biologia, Engenharia e outras áreas.”

A estudante do 3º ano do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) - câmpus Nepomuceno - Thaís Giovanna Lopes destacou a importância de participar de um evento internacional. “É uma oportunidade muito boa que a UFLA nos ofereceu, tanto para quem gosta de Física ou até para quem não gosta, pois é muito legal ter esse contato com pesquisadores do mundo todo. Gostei de poder analisar os eventos e entender mais sobre como funciona esse mundo da Física de Partículas”, contou Thaís.