EXTENSÃO NA ÁFRICA

Ação humanitária: UFLA atua na recomposição de hortas comunitárias em regiões atingidas por ciclones em Moçambique

Escrito por Raphaela Mendonça Leite | Publicado: Quarta, 05 Abril 2023 13:19 | Última Atualização: Quarta, 05 Abril 2023 13:21
Gentileza solicitar descrição da imagem

Durante o mês de março, professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estiveram em uma ação humanitária para auxiliar na recomposição das hortas comunitárias em regiões atingidas pelos ciclones Idai e Kennedy, nas províncias de Cabo Delgado, Sofala, Zambézia e Manica, em Moçambique, África. O objetivo foi promover técnicas de plantio e contribuir com a melhoria da segurança alimentar, da renda familiar e da qualidade de vida das comunidades atingidas.

Atividades como a promoção de técnicas de plantio de hortaliças, confecções de canteiros, produção de mudas, tratos culturais diversos, compostagem, caldas naturais, armazenamento de sementes e outras técnicas foram realizadas com produtores. Para o professor da Escola de Agricultura de Lavras (Esal/UFLA), Cleiton Lourenço de Oliveira, envolvido na primeira ação, com a aplicação da extensão rural, há uma troca de experiências e tendência de melhoria na produção, produtividade e qualidade das hortaliças produzidas em Moçambique.

A ação está sendo coordenada pela gestora de projetos da Agência Brasileira de Cooperação, Paula Rougemont. Em Moçambique, foi acompanhada também pelo Engenheiro Agrônomo Hipólito Malia, do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique. E as atividades de extensão são frutos de uma parceria entre a UFLA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas). O professor da UFLA ressalta que, ainda neste ano, técnicos de extensão rural de Moçambique virão ao Brasil para treinamento no IFSuldeMinas e na UFLA, com acompanhamento e visitas técnicas em áreas de produção de hortaliças domésticas e comerciais.

Os envolvidos na primeira missão foram os professores do Departamento de Agricultura da Escola de Ciências Agrárias de Lavras DAG/Esal/UFLA Cleiton Lourenço de Oliveira e Heloísa Oliveira dos Santos. Já na segunda ação, que será em maio de 2023, estarão a professora Raquel Maria de Oliveira Pires e o professor aposentado Luiz Antônio Augusto Gomes.