Ir direto para menu de acessibilidade.
Mobilidade internacional

Governo do Japão oferece bolsas de estudos para pesquisa, mestrado e doutorado

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 05 Mai 2023 15:44 | Última Atualização: Sexta, 19 Mai 2023 09:56

O Governo do Japão, por meio do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece bolsas de estudos para realização de pesquisas em universidades japonesas. O Edital prevê, ainda, a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado, mediante aprovação no exame de admissão da universidade japonesa. A bolsa também inclui um curso de língua japonesa, nos seis primeiros meses do programa, para os bolsistas que não têm domínio do idioma. 

Os interessados deverão apresentar o formulário de inscrição devidamente preenchido e acompanhado da documentação requerida, ao Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, no período de 8/5 a 2/6/2023. As informações e formulários de inscrição estão disponíveis no site do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro: http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/pesquisa.html

Duração da bolsa:

  • Partida em abril: 2 anos (abril de 2024 a março de 2026) 
  • Partida em outubro: 1 ano e 6 meses (setembro/outubro de 2024 a março de 2026)

Benefícios:

  • Bolsa no valor de 143.000 ienes mensais (aprox. R$5.260,00 em maio/2023, para estudantes de pesquisa); 144.000 ienes mensais (para estudantes de mestrado); 145.000 ienes mensais (para estudantes de doutorado). Valores sujeitos à alteração.
  • Passagem de ida e volta, do aeroporto internacional mais próximo de sua residência até o Aeroporto Internacional de Narita. Não estão inclusas taxas aeroportuárias, taxas de embarque e transportes dentro do Japão.
  • Isenção de taxas acadêmicas (informações: vide o item 6 do edital)

Clique e confira o Edital

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção