Ir direto para menu de acessibilidade.
Mobilidade internacional

UFLA e Universidade de Múrcia avançam a parceria internacional no Programa Erasmus+

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 26 Mai 2023 16:53 | Última Atualização: Segunda, 29 Mai 2023 07:28
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade de Múrcia, na Espanha, desenvolvem um programa conjunto de mobilidade na área de piscicultura, fortalecendo as ações de internacionalização das duas instituições. O projeto foi aprovado em 2021, no âmbito do programa Erasmus +, maior programa de mobilidade da Comunidade Europeia. Na UFLA, a coordenação é da professora Priscila Vieira Rosa, diretora da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV) e, na universidade de Múrcia, a coordenação é do professor Francisco Ravier Sanchez Vázquez, da Faculdade de Biologia.  

De 25 a 30, o professor Francisco Vázquez e o pró-reitor de pós-graduação (professorado na nomenclatura utilizada na Espanha) José Ángel López Jiménez visitaram a UFLA para darem sequência ao projeto de mobilidade. Eles conheceram as instalações, proferiram palestras para estudantes e participaram de reuniões para prospecção de novas possibilidades de pareria. 

visita murcia espanha
Visita Murcia Espanha

O caminho inverso tinha sido realizado de 24 a 28 de abril, quando a professora Priscila Vieira Rosa, o pró-reitor de Pesquisa Luciano José Pereira e o técnico administrativo Renan Rosa Paulino visitaram a Universidade de Múrcia, como parte das atividades previstas no convênio Erasmus +. Na oportunidade, a comitiva brasileira apresentou as linhas de pesquisa da UFLA, ministraram aulas e também conheceram os laboratórios e estruturas da universidade parceira. 

Em julho, a UFLA receberá a visita de um técnico administrativo de Múrcia, que virá ao Brasil para troca de experiências e metodologias no campo da piscicultura.

Na primeira foto, a visita realizada na UFLA. Na segunda foto, a visita da comitiva brasileira à Universidade de Múrcia. 

Apoio institucional

Para a professora Priscila Rosa, um dos aspectos relevantes é que o projeto é financiado pela comunidade europeia, sem custos para o governo brasileiro. Além disso, espera-se que a aproximação das duas universidades resultem em ações futuras, como a participação em programas e projetos da comunidade europeia na área de pesca, além de outras formas de mobilidade tanto na graduação quanto na pós-graduação, incluindo orientações em cotutelas e dupla titulação.

Participante do projeto, o pró-reitor Luciano Pereira considera que a visita foi muito proveitosa, pois possibilitou contato com vários pesquisadores, permitindo a discussão da ampliação dos programas de cooperação entre a UFLA e a Universidade de Múrcia. “Não há dúvidas que novos convênios serão firmados, gerando benefícios para ambas as instituições, possibilitando benefícios para estudantes e servidores”, destacou.

Presente um uma das reuniões realizadas na UFLA, o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior, comentou que a UFLA está preparada para firmar novos acordos e convênios, podendo envolver intercâmbio de estudantes, mobilidade de docentes e pesquisadores, cooperação em projetos conjuntos e desenvolvimento de capacidades institucionais. 

Parceria consolidada 

A colaboração entre UFLA e Universidade de Múrcia teve início em 2001, quando o professor Luis David Solis Murgas fez seu pós-doutoramento na Espanha, seguido, em 2009, pela professora Priscila Rosa. Desde então, várias ações conjuntas têm sido realizadas, incluindo projetos de pesquisas e mobilidade discente para realização de doutorados-sanduíche. Essa parceria estabelecida ao longo dos anos foi um fator importante para a aprovação do projeto atual.

Legenda: A foto no laboratório refere-se à visita à Universidade de Múrcia, no mês de abril. Abaixo, a visita dos professores espanhóis e e entrega de uma lembrança para eles também entrarem para o time "Orgulho de ser UFLA".  

laboratorio murcia espanha
Laboratório Murcia Espanha

...
Reunião Murcia
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.