Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA pela África

UFLA avança em projeto que envolve conservação e fertilidade do solo em Mali - África

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 26 Junho 2023 14:04 | Última Atualização: Segunda, 26 Junho 2023 18:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

De 19 de maio a 5 de junho de 2023, o projeto “Preservação do Potencial Produtivo das Zonas Produtoras de Algodão no Mali – Cotton Solos”, cumpriu mais uma missão, desta vez, com a implantação de unidades técnicas demonstrativas (UTDs) de conservação e fertilidade do solo nas aldeias de Siani, em Sikasso, e de Bandiagara II, em Koutiala, no Mali. As ações são realizadas no âmbito da cooperação técnica conjunta com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e tiveram grande participação dos agricultores e técnicos da Companhia Maliense para o Desenvolvimento Têxtil, apoiadora do projeto. 

Nesta missão, foram introduzidas mais de 20 espécies vegetais de valores múltiplos, como proteção do solo contra erosão, Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), forragem para os animais e alimentação humana. Entre as ações realizadas, destaca-se a manutenção das práticas conservacionistas mecânicas implantadas (terraços de base estreita, cordões de pedras e plantio em nível) e implantação das práticas vegetativas e culturas consorciadas. Foram feitas manutenções, avaliações e implantação de novas plantas de cobertura, além de orientações sobre o controle de pragas, adubação e manejo do solo em relação aos consórcios na cultura do milho e algodão. 

Também foram realizados voos com drone para registrar a situação do solo descoberto, geração de imagens 3D e Modelo Digital de Terreno (MDT), além do monitoramento dos indícios de erosão hídrica. Também foi realizada uma manutenção na estação de Siani e implantada a Estação Meteorológica de Bandiagara II, com as devidas orientações para sua manutenção. 

De 22 a 26 de maio, parte da equipe realizou demonstrações de diferentes estratégias de manejo da fertilidade do solo (a exemplo da aplicação de adubo fosfatado na cova de plantio), incluindo a montagem e regulagem de plantadeiras de empurrar adquiridas pelo projeto. Os agricultores e técnicos locais tiveram a oportunidade de aprender a regular a quantidade de semente por cova e de fertilizantes a ser aplicado no plantio das culturas do milho e do algodão, além de entenderem a importância de se aplicar o fósforo no momento do plantio. 

WhatsApp Image 2023 06 04 at 13.45.15 1Participaram desta missão, da etapa de conservação do solo, os professores Marx Leandro Naves Silva (DCS), Junior Cesar Avanzi (DCS), Felipe Schwerz (DEG), o pesquisador Milson Evaldo Serafim e a doutoranda Beatriz Macêdo Medeiros (PPGCS/DCS/UFLA). Da etapa sobre a fertilidade do solo, participaram os professores Luiz Roberto Guimarães Guilherme e Guilherme Lopes (DCS), além do pesquisador da Epamig, Fábio Aurélio Dias Martins.   

Além da ABC/MRE, a ação teve o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), podendo ser destacado o atendimento de diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. Contou ainda com o suporte do tradutor e intérprete da ABC Mohammed Hadjab, o apoio dos auxiliares de projetos da ABC, Boubacar Diobana (local) e Filipe Davi Viriato Nascimento (coordenação da ABC). 

O projeto “Preservação do Potencial Produtivo das Zonas Produtoras de Algodão no Mali – Cotton Solos”, realizado desde 2018, tem a coordenação do professor João José José Granate Sá e Melo Marques (DCS/UFLA). 

Aprendizado de mão-dupla

De acordo com o professor Marx Leandro Naves Silva, da Escola de Ciências Agrárias Esal/UFLA - Departamento de Ciência do Solo  (DCS), os benefícios da missão extrapolam o período em que a equipe passa no país africano, já que as informações e orientações compartilhadas são posteriormente difundidas a outros extensionistas e agricultores das aldeias, por meio de dias de campo nas UTDs implementadas. 

Mas os benefícios também retornam para os participantes e para a UFLA. Pode ser destacado o fortalecimento das ações de internacionalização, no âmbito dos programas de cooperação do MRE-ABC/Itamaraty e, ainda, o avanço da produção científica e a difusão das experiências vivenciadas no país africano entre os docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFLA. 

 

55572ab7 6fca 4e10 ad19 238c31c13fe4

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção