Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA É MEMBRO DA AULP

Crescem na UFLA as oportunidades de mobilidade acadêmica para países de língua portuguesa

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 28 Junho 2023 17:14 | Última Atualização: Quarta, 28 Junho 2023 20:13
Gentileza solicitar descrição da imagem
Vice-reitor da UFLA (à dir.), acompanhado da delegação brasileira no evento

Universidade passa ser membro titular da Aulp a partir desta quarta (28/6)

Partindo do interesse apresentado por estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), nesta quarta-feira (28/7) a Instituição passou a ser membro titular da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp). A aprovação da filiação ocorreu durante o XXXII Encontro da Aulp, em São Tomé e Príncipe, na África. O evento, realizado de 26/7 a 28/7, contou com a presença do vice-reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior.

A Aulp é um organismo internacional não-governamental que promove a cooperação e troca de informação entre universidades e institutos superiores localizados em países que possuem o português como idioma oficial. Atualmente, a associação conta com mais de 130 membros distribuídos entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau. Ao integrar a Associação, a UFLA propicia à sua comunidade acadêmica a possibilidade de concorrer nos editais que oferecem bolsas de mobilidade para as instituições-membro, além de estimular as parcerias em pesquisa e ensino, tanto para estudantes quanto para professores e pesquisadores. 

Para o vice-reitor, que participou de toda a programação do Encontro na África, a concretização da UFLA como membro da Associação é mais um passo importante para o projeto de internacionalização da Universidade. “As

No Encontro, a secretária-geral Cristina Montalvão Sarmento foi uma das presenças na Aulp no Encontro.

possibilidades de parcerias, nas diferentes áreas do conhecimento, são essenciais para nosso avanço na interlocução com o mundo, no ensino, na pesquisa, na extensão e na capacitação de pessoas. Além disso, a oferta de bolsas para mobilidade internacional, feita periodicamente pela Aulp, configura uma oportunidade importante de desenvolvimento profissional e pessoal para os estudantes da UFLA”, avalia. 

De acordo com o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior, a proposta de parceria chegou à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) por meio de estudantes que se interessaram pela mobilidade para os países de língua portuguesa. “Há uma enorme busca, por parte dos estudantes, por intercâmbio em países cujo idioma oficial é o português. Avaliamos e verificamos que a filiação à Aulp é de interesse público, pois será capaz de ampliar o nosso número de parcerias com instituições de países de língua portuguesa e abrir espaço para a capacitação da comunidade acadêmica e para o desenvolvimento de pesquisas de caráter internacional”, explicou.

A proposta de filiação foi formalizada pela Reitoria e concretizada nesta quarta (28/6), no país africano.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção