POSTO APLICADOR

Celpe-Bras: estrangeiros poderão realizar exame de proficiência em Língua Portuguesa na UFLA

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Terça, 01 Agosto 2023 15:10 | Última Atualização: Sexta, 11 Agosto 2023 13:42

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) agora é um posto aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As inscrições para o exame têm início no dia 7/8 e vão até 18/8, pelo site do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Neste ano, o exame completa 25 anos desde sua primeira aplicação. O Celpe-Bras 2023/2 será realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro, com a aplicação das provas escrita e oral, em postos localizados no Brasil e no exterior. Em caso de dúvida, os candidatos podem entrar em contato com o posto aplicador da UFLA, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O valor da  taxa de inscrição do exame é de R$ 247,58. No momento da inscrição, o participante deve indicar o país e o posto em que pretende realizar as provas, informar número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição e indicar sua data de nascimento. Além disso, deve fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos.

O Celpe-Bras é o exame brasileiro oficial para comprovação de proficiência em português como língua estrangeira, aceito em universidades e empresas brasileiras, bem como nos processos de revalidação de diplomas médicos e de naturalização. O Celpe-Bras não tem data de validade nem determina o nível que deve ser exigido para determinada função, ou seja, tanto o prazo de validade quanto o uso dos resultados do exame são determinados pelas instituições que o exigem.

**Com informações do INEP