Projeto Cotton Victoria

Reunião do Comitê Gestor discute desafios e perspectivas do projeto Cotton Victoria

Escrito por Gustavo Silva | Publicado: Sexta, 01 Setembro 2023 13:30 | Última Atualização: Segunda, 11 Setembro 2023 10:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

Entre os dias 28/8 e 1°/9, foi realizada a 6ª Reunião do Comitê Gestor do projeto Cotton Victoria, com a finalidade de apresentar as atividades promovidas na produção de algodão em países africanos contemplados no projeto. Com a presença de delegações da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e dos países parceiros - Quênia, Tanzânia, e o anfitrião, Burundi - foram discutidas as ações realizadas, a situação atual da cotonicultura de cada país, as previsões até o final de 2023 e os planejamentos para o ano de 2024.

Pela UFLA, participaram a pró-reitora de Extensão e Cultura, Christiane da Rocha, e os professores Pedro Castro Neto, do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA); Antônio Carlos Fraga, do Departamento de Agricultura (DAG); e Felipe Schwerz, do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA). O evento também contou com a presença do ministro do Meio Ambiente e Pecuária do Burundi, o professor Niragira Sanctus, que participou da reunião de abertura.

“Esse projeto de cooperação técnica é exemplo fundamental da importância da extensão da UFLA no desenvolvimento social e na melhoria de vida dos produtores. A cultura do algodão é de grande importância para todos esses países e, como resultado, observamos uma melhoria que, em média, dobrou a produtividade de algodão”, afirma a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFLA, Christiane Rocha.

Na reunião, a ABC fez um balanço das ações e do financiamento. Também abordou, de forma clara, a necessidade da sustentabilidade das ações ao final do projeto.

Segundo a analista de projetos da ABC, Camila Ariza, “a perspectiva é de intensificar as ações feitas diretamente pelas instituições brasileiras, com treinamentos, reuniões e monitoramentos, de modo que os países parceiros adquiram habilidade para lidar com problemas que vem enfrentando no campo e que os impedem de aumentar a produtividade do algodão”.

O professor e coordenador do Cotton Victoria na UFLA, Pedro Castro Neto, discursou sobre as ações do projeto para o próximo ciclo de plantio da cultura, a partir do qual serão propostos treinamentos sobre pragas, fertilização do solo, uso dos equipamentos, irrigação, uso dos dados climáticos e extensão rural.

O diretor geral da instituição paraestatal Tanzania Cotton Board (TCB), Marco Mtunga, fez um relato sobre suas visitas a prefeitos e demais dirigentes dos distritos da região em que trabalha. Disse que tem elaborado protocolos de boas práticas para estruturar e mapear as práticas agrícolas.

O projeto de extensão internacional é desenvolvido pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), em parceria com a UFLA e os governos dos três países africanos desde 2016, e tem previsão de execução até 2026. O calendário de treinamentos do ano que vem já está sendo elaborado.

Parceria UFLA-ABC-África

Desde 2014, a UFLA realiza projetos de extensão internacional em cooperação com a ABC e diversos países africanos. Cursos sobre a cultura do algodão já foram ofertados pela Universidade a representantes de diversos países africanos: Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Benin, Togo, Gana, Senegal, Mali, Quênia, Tanzânia, Malawi, Zimbabwe.

Por meio desses projetos, foram capacitados cerca de 400 cidadãos de países africanos e fornecidas contribuições técnicas aos produtores locais.

Publicação: Gustavo Batista Silva, bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista da UFLA.