CAPES PRINT UFLA

UFLA participa de seminário para avaliar resultados do Capes-PrInt

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 09 Outubro 2023 10:34 | Última Atualização: Segunda, 16 Outubro 2023 09:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nos dias 28 e 29/9, representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) marcaram presença no Seminário de Acompanhamento do Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt – 2023. O evento teve como propósito acompanhar a execução do Programa durante os anos de 2022 e 2023, além de planejar as ações para o último ano do Programa. O seminário ocorreu em Brasília, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Estiveram presentes representantes de 36 instituições, que apresentaram os resultados do programa em suas respectivas instituições e discutiram os impactos observados até o momento. Além disso, abordaram as metas atingidas, os resultados-chave da formação de recursos humanos, a implementação da internacionalização como prática institucional, os obstáculos encontrados e como eles foram superados, durante a pandemia de Covid-19 e  após esse estado de emergência em saúde.

O professor Antônio Chalfun Júnior, diretor de Relações Internacionais e membro do Grupo Gestor do Projeto Capes-PrInt da UFLA, representou o Grupo Gestor do Projeto durante a apresentação dos resultados obtidos. Ele enfatizou a importância do tema do projeto Capes-PrInt da UFLA, que se concentra em "Produção de Alimentos e Segurança Alimentar", destacando a conexão direta entre as quatro missões de trabalho realizadas nos anos de 2019 e 2022 em instituições estrangeiras estratégicas, no Reino Unido e nos Estados Unidos, que envolveram acordos de mobilidade bilateral internacional e a realização de workshops sobre o tema "Food Security", nos anos de 2020 e 2023.

Na apresentação, também foi destacado como as instituições estrangeiras estratégicas foram selecionadas desde a fase inicial do projeto, bem como a abordagem adotada pelo Grupo Gestor para alcançar a indução nessas instituições prioritárias. O representante da UFLA apontou que o projeto Capes-PrInt da UFLA recebeu inúmeros elogios, tanto de outras instituições brasileiras participantes quanto dos gestores da Capes. “Esses elogios apenas reconhecem todo o trabalho realizado entre os 12 Programas de Pós-Graduação da UFLA envolvidos no Projeto Capes-PrInt da UFLA e o Grupo Gestor", enfatizou.