Ir direto para menu de acessibilidade.
proficiência língua portuguesa

Celpe-Bras: UFLA realiza a primeira aplicação de exame de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 07 Novembro 2023 14:17 | Última Atualização: Terça, 27 Fevereiro 2024 10:19
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou, entre os dias 24 e 26/10, a primeira aplicação do exame de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros. O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é imprescindível para os estudantes de mobilidade internacional PEC-G que desejam cursar uma graduação no Brasil, assim como para os candidatos interessados em obter a cidadania brasileira.

Os candidatos inscritos fizeram uma prova escrita e oral, e também foi avaliada a oralidade em grupo e individual. As notas da prova oral foram informadas pelos avaliadores do posto aplicador, já o resultado da prova escrita será enviada ao candidato pelo Cebraspe. O resultado está previsto para ser divulgado a partir do dia 15 de dezembro e a próxima edição do exame deve ser realizada em abril de 2024 nos postos aplicadores do Brasil e do exterior. 

O Celpe-Bras é o exame brasileiro oficial para comprovação de proficiência em português como língua estrangeira, aceito em universidades e empresas brasileiras, bem como nos processos de revalidação de diplomas médicos e de naturalização. Neste ano, o exame completa 25 anos desde sua primeira aplicação. O Celpe-Bras não tem data de validade nem determina o nível que deve ser exigido para determinada função, ou seja, tanto o prazo de validade quanto o uso dos resultados do exame são determinados pelas instituições que o exigem. As inscrições foram realizadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail do posto aplicador da UFLA: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção