ASSOCIAÇÃO DE CIENTISTAS ESPANHÓIS

Docente da UFLA participa de reunião com primeiro-ministro da Espanha

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 12 Março 2024 10:58 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:40
Gentileza solicitar descrição da imagem

O professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Sandro Fernandes da Silva participou, no dia 7/3,  de uma reunião com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, no Instituto Cervantes, em São Paulo.

Na ocasião, o docente fez uma apresentação sobre a UFLA e expôs os resultados da pesquisa que desenvolveu na Espanha, durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, sobre o efeito da suplementação combinada de suco de beterraba e cafeína no desempenho de corredores. Sandro é associado à Acebra desde 2023.

“Fazer contatos internacionais é fundamental para a internacionalização da UFLA e para o desenvolvimento de nossas pesquisas, em parceria com pesquisadores que são referência”, resume o docente, sobre a importância da reunião.

A pesquisa foi desenvolvida com bolsa concedida pela Acebra, na Universidade de Sevilla, sob a supervisão dos professores Antonio Jesus Sanchez Olivier e Raul Dominguez Herrea. Ambos são considerados referência na área de suplementos nutricionais e rendimento esportivo, linha de pesquisa do docente da UFLA.

A Acebra foi fundada em 2022, com os objetivos de favorecer a comunicação e o compartilhamento de ideais entre seus membros; fomentar a colaboração entre instituições e pesquisadores brasileiros e espanhóis; favorecer a estadia de pesquisadores espanhóis no Brasil, e favorecer a interação entre membros de distintas associações de cientistas espanhóis pelo mundo. A entidade é vinculada à Embaixada da Espanha no Brasil, e recebe recursos do Ministério das Relações Exteriores da Espanha.