NOVAS PARCERIAS

UFLA firma protocolo de intenções de internacionalização com universidade da Finlândia

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 02 Abril 2024 15:19 | Última Atualização: Terça, 02 Abril 2024 15:23
Gentileza solicitar descrição da imagem
Os reitores da UFLA e da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku assinaram protocolo de intenções de mobilidade acadêmica

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) firmou protocolo de intenções com a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, na Finlândia. O documento, que consiste no primeiro passo para a formalização de instrumentos de internacionalização, foi assinado durante o Fórum de Reitores Brasil-Finlândia, realizado entre os dias 25 e 29/3, na Finlândia.

O protocolo de intenções manifesta o interesse das instituições em estabelecer parceria internacional para o desenvolvimento de atividades educacionais e de pesquisa em áreas de mútuo interesse, buscando o desenvolvimento e a execução de programas, projetos, estudos e serviços técnicos de maneira integrada. A universidade finlandesa possui expertise em inovação e modernas abordagens pedagógicas reconhecidas mundialmente.

Para o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, a cooperação com a universidade finlandesa será muito enriquecedora, principalmente em termos de inovação. “Eles pensam em inovação o tempo inteiro; inclusive, possuem currículos com disciplinas sobre o tema que representam, no mínimo, dez créditos. Isso atrai e mantém o interesse do estudante, bem como dá a ele uma nova perspectiva de mercado de trabalho. Temos muito a evoluir neste sentido”, avalia.

Este foi o primeiro protocolo de intenções de mobilidade acadêmica assinado pela UFLA com uma universidades de países nórdicos. O programa de internacionalização da UFLA possui, no momento, 114 acordos vigentes com instituições educacionais estrangeiras.

Fórum de Reitores Brasil-Finlândia

forum reitores

O fórum de reitores ocorreu entre os dias 25 e 29/3, nas cidades de Turku e Helsinki, na Finlândia. O evento foi promovido pela  Universidade de Ciências Aplicadas de Turku e pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).

O evento teve o objetivo de aproximar os dois países, por meio da troca de experiências no ensino superior e do estabelecimento de redes de intercâmbio acadêmico. A programação conferências sobre educação superior, redes de pesquisa e cooperação internacional, além de visitas técnicas a universidades e centros de pesquisa.

“As visitas às universidades finlandesas foram extremamente produtivas e importantes para conhecermos o quanto elas evoluíram na parte pedagógica. Essa abordagem é vista desde a construção dos prédios, que têm toda uma lógica para que o estudante da nova geração possa se sentir bem e aprender de diversas maneiras, especialmente com o uso de tecnologias. Em minha visão, seria importante enviarmos uma missão com um grupo multidisciplinar de arquitetura, engenharia e pedagogia, pois há muitas coisas boas a serem aproveitadas e adaptadas à nossa realidade”, afirma o reitor da UFLA.

A delegação das universidades brasileiras foi composta por 34 integrantes de universidades federais brasileiras associadas ao GCUB. A UFLA foi representada pelo reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e pela chefe de Gabinete, Cinthia Divino Bustamante Murad.

Para a chefe de Gabinete da UFLA, também “é inspirador ver o quanto as universidades finlandesas valorizam todos os membros da comunidade sem distinção, colocando sempre o estudante no centro das decisões. E também o quanto se empenham para que as ações aconteçam, ainda que demore um tempo para que os frutos apareçam. Independentemente da dificuldade, a consciência de que ‘pequenas coisas importam’ guia a atuação da comunidade”.

Também participaram do evento representantes de outras instituições de ensino finlandesas e entidades brasileiras de pesquisa e ensino superior, como o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além da Embaixada do Brasil na Finlândia.