UFLA SEM FRONTEIRAS

Novo programa de seleção incentiva o ingresso de candidatos estrangeiros em cursos de mestrado e doutorado

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Quinta, 18 Abril 2024 08:34 | Última Atualização: Quinta, 18 Abril 2024 15:58

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) instituiu o Programa de Seleção de Candidatos Internacionais para os Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade. Ao ampliar as possibilidades de ingresso de candidatos de outros países, a iniciativa visa fomentar a inserção internacional nos cursos de mestrado e doutorado disponibilizados pela Instituição.

A criação do Programa é um esforço conjunto da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para promover ações de internacionalização no âmbito da pós-graduação, alinhando-as à Política de Internacionalização da UFLA e aos requisitos de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para os programas de mestrado e doutorado.

“Com a ampliação do número de estudantes estrangeiros na UFLA, buscamos novos horizontes para a nossa realidade acadêmica em diferentes eixos, promovendo a produção científica e tecnológica internacionalizada, a visibilidade internacional e a cooperação internacionalizada. Assim, iremos rumo aos principais rankings de excelência internacional”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação da UFLA, professora Adelir Aparecida Saczk.

A diretora de Relações Internacionais da UFLA, professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, destaca, ainda, outro benefício. “Essa oportunidade nos leva em direção a um ambiente educacional multilíngue capaz de ampliar a globalização do conhecimento.”

O Programa estabelece a possibilidade de candidatura em fluxo contínuo e um processo de seleção adaptado à participação de interessados residentes no exterior. Dessa forma, será possível receber as candidaturas durante todo o ano e não apenas durante o prazo dos editais regulares de seleção. Outro facilitador para a participação de candidatos estrangeiros é a definição de etapas de seleção a distância.

A princípio, o Programa abrange os cursos ofertados no câmpus-sede da UFLA, na cidade de Lavras, uma vez que o câmpus de São Sebastião do Paraíso ainda não possui cursos de pós-graduação.

Acesse o site da PRPG e saiba mais sobre a seleção, que já está sendo realizada.