PÓS-GRADUAÇÃO

UFLA lança Mostra de Programas de Pós-Graduação para público internacional - Plataforma visa atrair estudantes de outros países

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Terça, 21 Mai 2024 09:19 | Última Atualização: Terça, 21 Mai 2024 09:19
Gentileza solicitar descrição da imagem

Para ampliar a divulgação internacional dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e seus cursos de mestrado e doutorado, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFLA) lançou a Mostra Internacional de Programas de Pós-Graduação, visando atrair um maior número de estudantes de outros países.

Na plataforma, estão disponibilizados vídeos no idioma inglês, nos quais professores apresentam, resumidamente, cada um dos Programas. Os vídeos contém, ainda, depoimentos de estudantes de diferentes nacionalidades relatando suas experiências como discentes de pós-graduação da UFLA.

A iniciativa visa complementar o trabalho realizado na Mostra da Pós-Graduação, lançada no ano de 2021, para aumentar a visibilidade internacional das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação e a inserção da UFLA no cenário internacional. Todo este trabalho foi realizado com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais da UFLA.

Os programas de mobilidade são fortemente apoiados em função dos benefícios proporcionados, e o recebimento de alunos estrangeiros representa uma grande oportunidade de difusão do conhecimento científico, além do enriquecimento social pelo compartilhamento de culturas.

A Mostra conta, ainda, com o apoio de representantes das principais agências de fomento nacionais: da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse apoio é expressado por meio de vídeos, alguns já disponibilizados na plataforma e outros em processo de elaboração.

Pós na UFLA

Reconhecida pela sua excelência em ensino, pesquisa e extensão, a Universidade atrai alunos e pesquisadores de diversos países. No entanto, há capacidade e interesse em receber um número ainda maior de estudantes de pós-graduação.

Na UFLA, esses estudantes contam com uma infraestrutura completa, com laboratórios equipados e um corpo docente capacitado. São mais de 2.600 pós-graduandos em atividade, produzindo ciência e compartilhando conhecimento para transformar a sociedade.

Na modalidade stricto sensu, 42 programas acadêmicos oferecem cursos de mestrado e doutorado em diferentes áreas de conhecimento. Por ano, esses programas de pós-graduação geram, em média, 430 dissertações de mestrado e 240 teses de doutorado.

Na última avaliação da Capes, 14 programas de pós-graduação da UFLA foram classificados como de excelência nacional ou internacional, com notas 5, 6 e 7.

Oito programas de mestrado profissional também fazem parte da pós-graduação na modalidade stricto sensu. Neles, os estudantes são estimulados a desenvolver estudos e técnicas voltadas ao desempenho prático da profissão, o que possibilita um alto nível de qualificação para o desempenho profissional.

No lato sensu, o programa de Residência em Medicina Veterinária oferta sete Programas de formação para profissionais da área, na modalidade presencial. São ofertados também cursos de especialização a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Acesse os editais de fluxo constante para o ingresso de estudantes estrangeiros e conheça mais sobre os cursos de pós-graduação da UFLA no site da PRPG.