Exame de Proficiência

UFLA anuncia período de inscrições para o exame Celpe-Bras

Escrito por Lucas Teixeira | Publicado: Terça, 30 Julho 2024 15:14 | Última Atualização: Quinta, 01 Agosto 2024 08:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Centro de Idiomas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) comunica que as inscrições para a realização das provas do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estarão abertas entre os dias 5 e 16/8. O exame oficial é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A avaliação do Celpe-Bras é composta por uma parte escrita, que analisa a compreensão oral e escrita e a produção redigida em língua portuguesa, e uma parte oral (interação face a face), que analisa o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.

Estudantes internacionais interessados em realizar o exame devem preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de 259 reais. Neste semestre, o exame ocorrerá de 22 a 25 de outubro,  das 9h às 12h e das 14h às 18h,  no Centro de Idiomas da UFLA. Os resultados das avaliações serão divulgados no dia 16 de dezembro, no mesmo site de inscrição.

Para o esclarecimento de dúvida, deve-se entrar em contato com a professora Débora Racy Soares, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL),  pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo e-mail do posto aplicador, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Saiba mais sobre as provas do Celpe-Bras

Texto: Lucas Henrique Teixeira - bolsista Proat. Revisão: Gláucia Mendes - jornalista Dcom