UFLA promove capacitação em agricultura sustentável na Costa do Marfim
No mês de setembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou uma capacitação na Costa do Marfim voltada para profissionais e agricultores locais interessados em aprimorar suas práticas agrícolas. A iniciativa faz parte de um projeto de extensão coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com a UFLA, tendo como um dos objetivos disseminar conhecimentos para os sistemas de produção de algodão no âmbito do Projeto ABC/UFLA Cotton Cote D’Ivoire.
O treinamento foi conduzido pelos professores Bruno Teixeira Ribeiro, Luiz Roberto Guimarães Guilherme, Felipe Haenel Gomes, Guilherme Lopes e João José Marques, do Departamento de Ciência do Solo, da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (DCS/Esal) e pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS/UFLA) Marcela Vieira da Costa.
Além de treinamentos teóricos em Pedologia, Fertilidade do Solo, Adubação e Tecnologia de Fertilizantes, os participantes realizaram atividades práticas no laboratório e no campo, nas cidades de Korhogo e Sinematiali, Costa do Marfim. Em Korhogo, foram descritos e classificados perfis do solo, assim como a regulagem e o uso de plantadoras na unidade experimental demonstrativa. Em Sinematiali, no Laboratório de Análise de Solos, foi realizada capacitação teórico-prática sobre análise de solo e foliar.
Os principais destaques da missão realizada na Costa do Marfim foram a completa capacitação sobre classificação do solo local, a realização de cálculos de adubação e a transferência de tecnologia sobre a produção de fertilizantes. Além disso, alguns técnicos receberam treinamento específico sobre o uso da técnica de fluorescência de raios X portátil na Ciência do Solo. Essa técnica permite a avaliação rápida e direta de solo, material vegetal, corretivos, fertilizantes, biocarvão, entre outros materiais, sem a necessidade de processos laboratoriais complexos ou uso de produtos químicos. Com essa tecnologia, é possível realizar medições precisas em menos de um minuto, o que representa um avanço em relação aos métodos tradicionais.
As capacitações realizadas em Korhogo e Sinematilai foram muito bem avaliadas pelos participantes, tendo impactos positivos nas suas atividades diárias, contribuindo, consequentemente, para o crescimento e fortalecimento da agricultura local. A missão terminou com um almoço em Abidjan da equipe UFLA com o embaixador do Brasil José Carlos de Araújo Leitão e o ministro Paulo Amado.
Professores Felipe Haenel Gomes e João José Marques em trabalho de campo realizando a classificação do solo local e treinamento
Professores Luiz Roberto Guimarães (Bebeto) e Guilherme Lopes em demonstração e regulagem de plantadora para uso local
Técnicos do Laboratório de Análise de Solos de Sinematiali realizando análise foliar in situ
Capacitação dos técnicos do Laboratório de Análise de Solos em Sinemtiali sobre o uso da técnica de fluorescência de raios X portátil
Almoço de encerramento da missão em Abidjan da equipe UFLA com o embaixador do Brasil José Carlos de Araújo Leitão e o ministro Paulo Amado