UFLA fortalece parceria para criação de Centro de Inteligência Artificial durante visita da University of Tennessee
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, nesta semana, uma delegação da University of Tennessee (UT) interessada em estabelecer colaborações de pesquisa nas áreas de produção animal e vegetal, com ênfase em inteligência artificial e automação. A visita reforça o reconhecimento internacional da UFLA como instituição de referência em pesquisa e inovação na área de ciências agrárias.
A comitiva foi composta pelo diretor do Centro de Carne e Forragem, professor Bruno Pedreira; pelo diretor do Centro Internacional Smith, professor Tom Gill; e pelo diretor do Instituto de Agricultura, professor Hongwei Xin. Os representantes da UT discutiram a possibilidade de criação de um centro de pesquisa em inteligência artificial e automação na UFLA, semelhante ao que está sendo desenvolvido na instituição americana.
A programação incluiu reuniões com a equipe de cooperação da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), representada pelos professores Flávio Medeiros e Stefania Vaccaro. Em seguida, os visitantes participaram de um encontro na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), onde foram recebidos pelo presidente, professor Carlos Arruda, e pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Luiz Gustavo Cançado. Durante as reuniões, foram discutidas estratégias para fomentar a parceria internacional, incluindo a mobilidade de estudantes e docentes e a viabilização de projetos conjuntos, com envolvimento do setor público e privado.
Na terça-feira, os professores da UT participaram de um workshop com apresentações da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV) e da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal). Os visitantes também apresentaram a estrutura e as iniciativas de pesquisa da UT, promovendo um intercâmbio de informações com as unidades acadêmicas da UFLA. A programação foi organizada pelos representantes da internacionalização da FZMV, professores Nadja Gomes Alves e Márcio André Stefanelli Lara, e da Esal, professor Bruno Montoani Silva, em conjunto com os diretores das respectivas unidades. No mesmo dia, os visitantes conheceram o centro EducationUSA, onde o conselheiro Felipe Romão apresentou possibilidades de cooperação e mobilidade discente.
Na quarta-feira, a delegação teve a oportunidade de conhecer o Laboratório Multiusuário de Microscopia e Análise Ultraestrutural, apresentado pelo professor Eduardo Alves. Também conheceram as pesquisas em gado de leite e o robô de ordenha da Fazenda Palmital, conduzidas pela professora Marina Danes (FZMV/UFLA). Também foram apresentadas pesquisas em andamento no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (CDTT), pelos professores Adriano Bruzi e Silvino Moreira (DAG/Esal). Além da equipe da DRI e dos docentes, estudantes da UFLA tiveram participação ativa nas apresentações das pesquisas.
A UFLA destaca a importância da visita e o interesse da University of Tennessee na colaboração científica. A presença do professor Bruno Pedreira, egresso do curso de Agronomia da UFLA, reforça os laços institucionais e a relevância da formação acadêmica oferecida pela Universidade. Com áreas de interesse em comum, a expectativa é de que essa parceria resulte em avanços significativos para ambas as instituições.
Clique na imagem abaixo para acessar o álbum completo de fotos