Representantes da Embaixada da França visitam Parque Tecnológico da UFLA
O Parque Tecnológico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, na tarde de 18/3, a visita de representantes da Embaixada da França no Brasil e de instituições francesas de pesquisa, em uma agenda voltada ao fortalecimento de parcerias acadêmicas e tecnológicas. Os visitantes foram recepcionados pelo diretor de Parques Tecnológicos da UFLA, professor Antonio Chalfun Junior, e pela coordenadora de Cooperação e diretora em exercício da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), professora Stefania Becattini Vaccaro.
Estiveram presentes Pierre Marraccini, diretor regional do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad) no Brasil e países do Cone Sul e representante do INRAE e do Agreenium no país; Patrick Lanusse, adido de Cooperação Científica e Universitária para Minas Gerais; e Vincent Nédélec, adido de Cooperação da Embaixada da França.
Embora a visita oficial tenha tido como foco a Universidade como um todo, os representantes interessaram-se em incluir o Parque Tecnológico no roteiro. A aproximação visa a explorar possibilidades de colaboração com centros de pesquisa franceses — como o Cirad, que atua fortemente na área da agronomia — e ampliar o escopo de atuação conjunta com instituições e empresas da França.
A partir desse contato, novas articulações podem ser iniciadas, inclusive com a Câmara de Comércio Exterior da França, com o objetivo de criar oportunidades em áreas diversas, para além dos campos tradicionalmente explorados em parceria com o Cirad.