UFLA recebe reitor da ICT University (Camarões) para discutir cooperação na área de Agronomia
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, na sexta-feira (27/6), a visita institucional do reitor da ICT University, professor Victor Mbarika, com o objetivo de iniciar tratativas de cooperação internacional, especialmente voltadas à criação de um curso de Agronomia na universidade camaronense. A ICT University é uma instituição privada localizada em Yaoundé, capital de Camarões, e é reconhecida pelo protagonismo nas áreas de ciência, pesquisa e tecnologia no país.
Durante reunião realizada na Reitoria, o reitor Mbarika apresentou as expectativas para a parceria com a UFLA, destacando o interesse em incentivar o envolvimento de jovens na agricultura, de forma criativa e com o uso intensivo de tecnologias. Um dos objetivos é adaptar os currículos acadêmicos para um formato híbrido, com parte presencial e parte on-line, e promover programas de mobilidade docente e discente entre as duas instituições.
A UFLA, por sua experiência consolidada no ensino e na pesquisa agrícola, foi destacada como parceira estratégica no processo de estruturação do novo curso. “Não é necessário reinventar a roda”, afirmou o reitor camaronense, ao mencionar que a colaboração com a UFLA poderá acelerar e qualificar a implementação do projeto. Entre os interesses comuns, estão culturas similares às desenvolvidas no Brasil, como grãos, cacau, café, que se adaptam bem ao clima e às condições de produção de Camarões.
Participaram da reunião o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Flávio Medeiros; o diretor do Parque Tecnológico, professor Antônio Chalfun Junior; e o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), André Pimenta Freire, responsável por acompanhar parte da visita.
A programação também incluiu uma visita à Fazenda Palmital, em Ijaci, com participação do vice-reitor da UFLA, professor Jackson Barbosa, do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Luiz Roberto Batista, e de um grupo de estudantes e professores da Universidade. Na ocasião, o reitor Mbarika conheceu parte da infraestrutura utilizada para o ensino e a pesquisa agrícola na UFLA.
Na Escola de Ciências Agrárias de Lavras (ESAL), a comitiva foi recebida pelos professores Raquel Pires, representante do Grupo de Extensão Colaborativo à Internacionalização Agro (GCIA), e Pedro Peche, ambos do curso de Agronomia. A agenda incluiu ainda uma visita ao Departamento de Ciência da Computação (DCC) e ao Parque Científico e Tecnológico da UFLA IpêTech.
Outro destaque da programação foi a visita à Agência de Inovação Zetta e à unidade Embrapii, onde o reitor foi acompanhado pelo professor André Pimenta e recepcionado pela equipe de Design de Soluções da Zetta, que apresentou projetos desenvolvidos com foco em inovação e transferência de tecnologia.
A aproximação com a ICT University integra as ações da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFLA voltadas à ampliação da cooperação acadêmica com instituições do continente africano, fortalecendo o compromisso da Universidade com a internacionalização, a cooperação Sul-Sul e a promoção de uma educação superior conectada aos desafios do desenvolvimento sustentável.
Durante toda a visita, o reitor teve o apoio do auxiliar administrativo da DRI Felipe Romão, para eventuais traduções.
Texto: com informações de Felipe Romão (DRI)