Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
INTERNACIONALIZAÇÃO

UFLA realiza recepção de calouros internacionais do semestre 2025/2

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 27 Agosto 2025 08:47 | Última Atualização: Quinta, 28 Agosto 2025 09:52
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nos dias 20 e 21 de agosto, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu a recepção dos estudantes internacionais ingressantes no semestre letivo 2025/2. O encontro ocorreu no anfiteatro das pró-reitorias e marcou o início da jornada acadêmica de mais de 63 estudantes estrangeiros que passam a integrar a comunidade universitária. Com a chegada dos novos calouros, a UFLA soma 261 estudantes estrangeiros, 241 na pós-graduação e 20 na graduação. 

Neste semestre, a UFLA recebeu 53 novos estudantes internacionais na pós-graduação, sendo 36 de mestrado e 17 de doutorado, distribuídos em 21 programas de pós-graduação. Eles são oriundos de países como Moçambique (14), Nigéria (11), Colômbia (9), Haiti (6), Honduras (3), Peru (4), Paquistão (2), Sudão (2), Angola (1) e Quênia (1). Já na graduação, chegaram estudantes em mobilidade acadêmica da Colômbia, do Uruguai e da Argentina e Alemanha. Além disso, há previsão de chegada, ainda neste semestre, de discentes de Moçambique, Japão e Itália. 

recepção estrangeirosA abertura da recepção foi conduzida pelo diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Flávio Medeiros, que deu as boas-vindas aos novos discentes. Em sua fala, apresentou um histórico da instituição, ressaltando a excelência acadêmica da UFLA e as atratividades da cidade de Lavras como espaço de formação, acolhimento e qualidade de vida.

IMG 5442Durante a programação, a equipe da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) repassou informações essenciais para a permanência na Universidade. Foram apresentadas orientações sobre trâmites na Polícia Federal para regularização migratória dos discentes; informações sobre oportunidades acadêmicas, esportivas e programas de assistência estudantil disponíveis. Também foi apresentada a política de enfrentamento ao assédio da UFLA, reforçando o compromisso da instituição com um ambiente universitário seguro e inclusivo. Também foram apresentados os programas de suporte aos estudantes estrangeiros, Brother UFLA e Família Anfitriã

Integração e atividades culturais

Sarau Esira 22 08 60Na sexta-feira (22/8), o grupo de estudantes participou de um piquenique multicultural no Câmpus Histórico, seguido de atividades no Centro de Cultura, com a apresentação de comidas típicas, músicas e ritmos brasileiros. O momento foi marcado pela integração e por apresentações musicais, fortalecendo o acolhimento e a troca de experiências entre os novos discentes e a comunidade acadêmica. 

DRI20Encerrando a semana de recepção, ocorreu o Sarau Cultural, na noite do dia 22/8, também no Centro de Cultura. O evento contou com o lançamento do livro Esira, de Ophelia Rhema Davilda Passy Ewa Ntam, natural do Gabão, estudante do curso de Administração da UFLA pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O evento contou com uma resenha especial da professora Ana Alice Vilas Boas.

A programação do Sarau incluiu apresentações do Programa Institucional de Música da UFLA, com a execução de Três duetos de Dotzauer, por Paulo Pádua (contrabaixo) e Samantha Lima (violoncelo), e da canção islandesa Sofðu Unga Ástin Mín (Durma tranquilo, meu pequenino),  interpretada por Ana Beatriz Pereira (violino), Carlos Santana (violino) e Victoria Vilanova (violoncelo).

Com a recepção e as atividades culturais, a UFLA reafirma seu compromisso com a internacionalização e com a construção de um ambiente multicultural, que valoriza a diversidade, a integração e a formação cidadã. 

DRI21

Clique neste link para abrir o álbum de fotos

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção