Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
oportunidade

UFLA é selecionada para integrar o Programa PEC-PG e oferta 160 vagas em pós-graduação

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 01 Setembro 2025 15:50 | Última Atualização: Segunda, 29 Setembro 2025 09:23

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi selecionada para participar da edição 2025 do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O programa, que integra as políticas brasileiras de cooperação internacional, tem como objetivo incentivar a mobilidade acadêmica e científica, fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos entre o Brasil e países parceiros. Com isso, instituições brasileiras têm a oportunidade de enriquecer seus Programas de Pós-Graduação (PPG), por meio da diversidade cultural e da qualificação de pesquisadores estrangeiros.

Para esta edição, a UFLA está ofertando 160 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • 93 vagas para Mestrado

  • 67 vagas para Doutorado

As oportunidades abrangem 24 Programas de Pós-Graduação da Universidade, reconhecidos por sua excelência acadêmica e científica. Entre eles, estão: Agroquímica, Biotecnologia Vegetal, Ciências da Saúde, Ciências Veterinárias, Educação, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Química e de Materiais, Entomologia, Filosofia, Física, Fitopatologia, Genética e Melhoramento de Plantas, Letras, Microbiologia Agrícola, Nutrição e Saúde, Recursos Hídricos, entre outros.

De acordo com o edital do PEC-PG, as Instituições de Ensino Superior participantes devem ofertar vagas em áreas estratégicas alinhadas às políticas públicas nacionais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O cronograma do programa prevê inscrições para candidatos estrangeiros até 29 de setembro de 2025 (para as modalidades de mestrado e doutorado pleno). A seleção será conduzida pelas instituições anfitriãs, seguindo as diretrizes da Capes, e o início dos estudos está previsto para o primeiro semestre de 2026.

Ao aderir ao PEC-PG, a UFLA reafirma seu compromisso com a internacionalização do ensino superior, promovendo ciência, tecnologia e inovação em um ambiente de cooperação global. A iniciativa contribui também para a formação de profissionais altamente qualificados, fortalecendo as relações internacionais do Brasil no campo da educação e da pesquisa.

Confira o edital completo

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção