CAp Nedi/UFLA inspira diálogos sobre Educação Infantil em Portugal
Participação da UFLA em seminário luso-brasileiro fortalece o papel do Colégio de Aplicação (CAp Nedi/UFLA) como modelo educativo e traz inovações pedagógicas para Lavras
Entre os dias 17 e 19/9, professoras da Universidade Federal de Lavras (UFLA), estudiosas da área de Educação Infantil, contribuíram com as discussões científicas do VIII Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância (SLBEI) e do IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação (CLABIE), realizados na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), em Portugal.
O encontro reuniu pesquisadores e pesquisadoras da Educação Infantil de países lusófonos para debater temas de relevância global, como a “Decolonialidade e Educação Antirracista”, a “Educação em Creche”, e a “Cidadania da Infância”. Os participantes buscaram a superação de desafios e a partilha de saberes em relação a práticas que respeitem as crianças e a diversidade das infâncias.
Na oportunidade, a professora do CAp Nedi/UFLA Kátia Batista Martins expôs o modelo de ensino oferecido pelo Colégio de Aplicação, proposta que, de acordo com a pesquisadora, ainda não era conhecida pelos participantes estrangeiros. Para Kátia, “essa visibilidade reforça a importância do CAp não apenas no contexto da UFLA, mas também como um centro de referência educacional para a comunidade lavrense, demonstrando a excelência de suas práticas em um palco global”, ressaltou. A professora também apresentou o primeiro artigo fruto de sua pesquisa de doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), intitulado "Por uma nova/outra episteme que considere as ações, interações e relações dos bebês e demais crianças na Educação Infantil".
O evento contou ainda com a participação da coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFLA, professora Carolina Alvarenga, que integrou mesa redonda dedicada à discussão sobre Tecnologia, Democracia e Risco Digital.
O momento de intercâmbio proporcionou às pesquisadoras o conhecimento de formatos de processos educativos diferentes e a aquisição de materiais diversos para diálogo com a equipe do CAp NEdi/UFLA. Para Kátia, esses novos saberes permitem que a Instituição “experimente processos educativos inovadores, promovendo um enriquecimento pedagógico que impacta diretamente a qualidade da educação oferecida em Lavras.”
Com informações do CAp Nedi/UFLA


