Capacitação

Central de Análises e Prospecção Química realiza a I Semana de Cursos e Treinamentos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 14 Agosto 2018 11:34 | Última Atualização: Terça, 14 Agosto 2018 11:36
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Central de Análises e Prospecção Química (CAPQ) é um centro multiusuário e interdisciplinar, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com instalações destinadas ao desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa de pesquisadores da UFLA e de outras instituições.

Com o intuito de divulgar os laboratórios e de capacitar seus usuários, as técnicas Lidiany M. Zacaroni Lima e Franciane P. Cardoso Campos promovem, a partir dessa segunda-feira (13/8), a I Semana de Cursos e Treinamentos. O objetivo do evento é mostrar como melhorar a qualidade das pesquisas através dos métodos de análise utilizados. “Não adianta apenas entregar o material para uma das técnicas do laboratório, pedir as análises e pegar o resultado. O pesquisador precisa conhecer as análises para garantir a qualidade do experimento”, afirma Franciane.

Aproximadamente 70 pessoas participam das atividades durante esta semana, entre elas estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e professores, além dos professores prelecionistas e convidados de empresas parceiras.

Central de Análises e Prospecção Químicareduzida 2

A CAPQ possui infraestrutura em cromatografia líquida e gasosa, análise térmica e espectroscopia de infravermelho, permitindo aos seus usuários o compartilhamento de informações e de conhecimentos. Os laboratórios multiusuários divididos em: Laboratório Cromatografia Líquida, Laboratório de Cromatografia em Fase Gasosa, Laboratório de Espectroscopia na Região do Infravermelho e Laboratório de Análises Térmicas, pertencem à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFLA e estão situados no Departamento de Química. Atualmente, os laboratórios estão passando por reformas e novos equipamentos serão disponibilizados, possibilitando assim o estudo e a aplicação de novas técnicas.

Texto: Laís Diniz, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig.