Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA NA MÍDIA

Pesquisa sobre o uso de própolis como conservante natural é destaque na mídia

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 03 Setembro 2018 17:13 | Última Atualização: Terça, 21 Setembro 2021 13:25
Gentileza solicitar descrição da imagem

Pesquisa do Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) utilizou própolis como conservante natural no queijo gorgonzola e foi destaque no Minas faz Ciência.

O queijo é um ambiente fértil para a proliferação de microrganismos, alguns bem vindos e outros não. Para controlar a presença de leveduras “intrusas”, fabricantes de laticínios usam o antibiótico natamicina, produzido pela bactéria Streptomyces natalensis.

No entanto, natamicina não tem eficiência na inibição de bactérias, por isso o pesquisador Frederico Teixeira Correa propôs, em sua tese de doutorado, o uso de extrato etanólico de própolis como agente de combate. 

Confira a matéria completa: https://bit.ly/2MLqKp5

Veja também: https://bit.ly/2oCAovX

 

Ana Carolina Rocha, estagiária Dcom/UFLA. 

 

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.