Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA NA MÍDIA

Impactos das micotoxinas na produção de alimentos é destaque no Minas faz Ciência

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 18 Setembro 2018 17:40 | Última Atualização: Terça, 21 Setembro 2021 14:52
Gentileza solicitar descrição da imagem

As micotoxinas são substâncias produzidas por fungos e causam efeitos tóxicos em animais e humanos. O professor Flávio Medeiros, do Departamento de Fitopatologia (DFP /UFLA), especialista em controle biológico de doenças de plantas, explica que os fungos podem contaminar grãos de milho, arroz, aveia, trigo, sorgo, centeio, dentre outros, causando diversos prejuízos. “O prejuízo na lavoura está relacionado à redução do valor nutricional dos grãos e aos efeitos tóxicos, que alteram a qualidade dos grãos e geram prejuízos para a indústria”, comenta.

As micotoxinas também causam riscos à saúde humana, conforme relata o professor Luís Roberto Batista, do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da UFLA: “elas são resistentes ao tratamento térmico que normalmente os alimentos sofrem, como a torração e a pasteurização. Para o consumidor, quando ingeridas, essas micotoxinas podem acarretar graves problemas à saúde, principalmente nos rins e no fígado”.

Confira a publicação do portal Minas faz Ciência (abre em outra janela).

Veja também a reportagem publicada no portal da UFLA.

 

Ana Carolina Rocha, estagiária DCOM/UFLA.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.